Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Springer libera cerca de 1500 livros técnicos gratuitos para download durante a quarentena

por Larissa Fereguetti | 04/05/2020
Copiado!

É livro que você quer, né minha filha? Se seu objetivo é estudar durante a quarenta, livro é o que não vai faltar. A editora Springer, do grupo Nature, liberou vários livros técnicos gratuitos para download (em pdf ou epub). Há livros de todas as áreas e não tem cadastro ou devolução, é só clicar no link, baixar e salvar em seu computador, tablet, smartphone, etc.

Segundo a editora: “Com o surto de Coronavírus tendo um impacto sem precedentes na educação, a Springer Nature está lançando um programa global para apoiar o aprendizado e o ensino em instituições de ensino superior em todo o mundo. O acesso remoto a recursos educacionais tornou-se essencial. Queremos apoiar professores, professores e alunos durante este período desafiador e esperamos que esta iniciativa ajude de alguma forma.

livros empilhados com ebook a frente
Imagem: people.howstuffworks.com

Quais são os livros?

Dentre as áreas dos arquivos disponibilizados estão: engenharias e exatas de modo geral, medicina e ciências da saúde, ciências sociais, tecnologia e muito mais. Muitos desses livros são referências na área acadêmica e servem para você aprofundar seus conhecimentos ou fazer citação em seus trabalhos.

Inicialmente, liberaram uma lista com quase 500 livros em inglês e alemão. Porém, uma lista com 1.000 livros também foi liberada, somando cerca de 1500 livros. Ambas contêm os títulos e os links de acesso para download.

Nós colocamos os títulos, autores e links em planilhas do Excel, basta fazer o download dos arquivos abaixo, escolher os que você quer baixar e clicar no respectivo link na planilha:

Neste link, a editora também fala sobre os mais de 500 livros (em inglês e alemão). Isso segue a tendência global de várias entidades liberando artigos científicos e outros materiais sobre o coronavírus e sobre outros assuntos de forma gratuita, permitindo o avanço rápido da ciência, além de oferecer uma distração (e certo alento) para quem está em casa.

Vale destacar que há algoritmos disponíveis na internet que fazem o download de todos os títulos de uma vez, como esse código em Python (basta fazer o download e executar o arquivo main.py no Python ou seguir as instruções do site que ele funciona diretinho) e esse tutorial aqui, que explica passo a passo. Ambos permitem baixar a primeira lista de livros em inglês (e você pode adaptar para as demais).

Aproveite, porque eles devem ficar disponíveis somente durante a quarentena!

O que você achou da iniciativa? Conhece outras editoras disponibilizando materiais? Conta para a gente!

Referências: Springer, Canal do Ensino.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários