Inspiração

Conheça a incrível história da John Deere, líder em equipamentos agrícolas

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 8 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem reproduzida de LogoMyWay

Compartilhe »

Atualmente, conhecemos bem os equipamentos agrícolas da marca John Deere. Pelo menos uma vez na vida já andamos por uma estrada e nos deparamos com tratores, colheitadeiras, enfardadoras, pulverizadores e equipamentos florestais no clássico tom verde da marca e com o logotipo "Leaping Deer", com a figura do cervo saltitante, que desde 1876 virou símbolo de qualidade, inovação, confiabilidade, compromisso e progresso.

John Deere
Imagem de John Deere em Wikipédia

De fato, o nome John Deere tem um importante capítulo na história da Engenharia. Mas quem foi esse homem que deu nome à empresa? Quem é essa figura cujo legado transcende as fronteiras da paisagem americana, influenciando positivamente o desenvolvimento agrícola em todo o mundo? Descubra no artigo a seguir, do Engenharia 360!

Conhecendo o lendário John Deere

John Deere foi um homem que nasceu em 1804, em Vermont, nos Estados Unidos. No início, até se tornar um ícone na industrialização do século XIX, ele viveu uma vida bastante humilde como ferreiro.

John Deere
Imagem de James Grant Wilson em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Deere#/media/Ficheiro:John_Deere_portrait.jpg

Certa vez, no ano de 1837, ele testemunhou os desafios dos agricultores e teve a ideia de desenvolver um projeto que seria o primeiro arado de aço polido autolimpante do mundo. Este equipamento revolucionou o trabalho no campo, impulsionando como nunca a produtividade agrícola e permitiu a expansão de terras férteis cultivadas no Oeste americano. A partir daí, o padrão para a qualidade e eficiência na indústria só cresceu.

John Deere
Imagem de Rmhermen em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/John_Deere_(inventor)#/media/File:Early_John_Deere_plow.jpg

Depois dessa invenção de sucesso, John Deere conseguiu expandir rapidamente os seus negócios. Em 1867, foi finalmente estabelecida a Deere & Company, que nas décadas seguintes conseguiu desenvolver e introduzir no mercado muitos outros produtos, como o primeiro cultivador dirigível e o trator Modelo A. Por tudo isso, John é lembrado hoje como um empreendedor inspirador e um líder visionário!

A expansão da Deere & Company pelo mundo

A John Deere é uma empresa socialmente responsável que se preocupa com o bem-estar das comunidades onde atua. Desde sempre, investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, e oferece um programa de treinamento para seus funcionários. Desse jeito, ela assume um compromisso com a inovação e a qualidade. Seu objetivo é garantir que a marca permaneça na vanguarda da indústria por gerações.

Atualmente, a Deere & Company é conhecida como a pioneira na fabricação de equipamentos agrícolas, além de produtos para construção e outros setores. Após a aposentadoria e morte de John, foi seu filho Charles que tocou os negócios, guiando a empresa à modernização. Mesmo durante a Grande Depressão, em 1929, permaneceu fiel aos agricultores, recusando-se a retomar produtos de clientes inadimplentes. E com o tempo, a marca virou global, solidificando sua posição como líder com presença em mais de 160 países.

John Deere
Imagem reproduzida de John Deere

A John Deere no Brasil

Aqui no Brasil, a John Deere está no mercado desde 1979, com quatro unidades de produção. Um momento muito importante de sua história em nosso país foi quando fechou parceria com a Schneider Logemann & Cia. Ltda., de produção frutífera. Essa colaboração acelerou a disseminação da tecnologia de ponta da empresa nos equipamentos agrícolas produzidos localmente.

John Deere
Imagem reproduzida de John Deere

As divisões e inovações da John Deere

Como dissemos antes, a John Deere é uma das empresas mais antigas dos Estados Unidos e uma das empresas de maior legado no mercado global. Hoje em dia, ela se subdivide em três divisões:

  1. Divisão Agrícola & Turf: de fabricação de equipamentos agrícolas e para gramados.
  2. Divisão de Equipamentos para Construção e Florestal: com uma linha diversificada de equipamentos pesados, atendendo às necessidades da indústria da construção e da silvicultura.
  3. Divisão Mundial de Peças e Serviços: que oferece suporte aos clientes em todo o mundo.
John Deere
Imagem reproduzida de John Deere

Com sua cartela de produtos e serviços, a John Deere contribui hoje para a segurança alimentar, o desenvolvimento rural e a sustentabilidade ambiental de diversos países. Mas a empresa continua a evoluir e se adaptar às necessidades em constante mudança do mercado, mantendo-se fiel aos valores fundamentais estabelecidos por seu fundador. Aguardemos suas novidades em breve no mercado!

Veja Também:


Fontes: Compre Rural.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO