Engenharia 360

Novo smartphone do google terá sensores de movimento

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 19/08/2019 | Atualizado em 16/06/2022 2 min

Novo smartphone do google terá sensores de movimento

por Beatriz Zanut Barros | 19/08/2019 | Atualizado em 16/06/2022
Engenharia 360

Foi divulgado que o novo celular do Google, o Pixel 4, contará com sensores de movimento. A nova tecnologia permitirá o usuário a silenciar alarmes, mudar músicas, e até mesmo silenciar ligações telefônicas.

Embora faça parte de uma inovação tecnológica, a LG implementou no G8 ThinG um sistema similar. Porém, no G8 ThinG, os sensores de movimento são utilizados através da câmera. Enquanto isso, o Pixel 4, contará com um sistema independente de sensores de movimento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

sensor Beatriz Zanut Engenharia 360

Como funcionam os sensores de movimento

O Google basicamente desenvolveu um sistema de radar em miniatura. Este sensor de movimento, chamado Soli, ficará na parte de cima do celular, por analogia podendo ser comparado a um chip.

Quando digo “sistema de radar em miniatura” estou me referindo ao fato de que a tecnologia do chip Soli é utilizada em radares de voo. Da mesma forma que é capaz de detectar movimentos milimétricos mesmo no escuro.

O Google combinou o sensor de movimento com algoritmos capazes de reconhecer gestos. Esta tecnologia foi aprovada pela Comissão Federal de Comunicações, em Janeiro, e está prestes a ser introduzida ao mercado.

Sensor Beatriz Zanut Engenharia 360 2
Chip Soli

A pesquisa e o desenvolvimento

Introduzir a smartphones uma tecnologia de sensores de movimento utilizadas por radares de voos não acontece do dia para noite. Sabemos que o Google tem trabalhado nesta tecnologia por anos. A primeira publicidade sobre o assunto, veio antes de 2015. A impressão que temos, é que o Pixel 4 será apenas a introdução dos sensores de movimento ao mercado. Afinal, já foi divulgado que o objetivo é de introduzir esta tecnologia a outros produtos Google, como: Google Home, smartwatches, painéis de carro, interruptores, e até mesmo headsets.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: MIT Technology Review, TecMundo

Comentários

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo

Você não pode copiar conteúdo desta área