Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Sistema de segurança promete revolucionar a privacidade das comunicações

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 27/12/2019 2 min

Sistema de segurança promete revolucionar a privacidade das comunicações

por Larissa Fereguetti | 27/12/2019
Copiado!

Atualmente, as técnicas de criptografia padrão permitem que as informações sejam enviadas de forma rápida, mas elas podem ser quebradas por futuros computadores e algoritmos quânticos. Felizmente, alguns cientistas criaram um sistema de segurança inquebrável que pode mudar a privacidade das comunicações.

Os responsáveis por esse novo sistema são pesquisadores da King Abdullah University of Science and Technology (KAUSY), da University of St Andrews e do Center for Unconventional Processes of Sciences (CUP Sciences). A pesquisa foi publicada na aclamada revista Nature Communications.

criptografia privacidade das comunicações
Imagem: medium.com

O que eles fizeram foi criar chips ópticos que permitem que as informações sejam enviadas de um usuário para outro por meio de uma comunicação que não pode ser hackeada. Tal comunicação possui um “segredo perfeito”, de modo que os dados confidenciais sejam protegidos com mais segurança do que nunca.

Andrea di Falco, da University of St Andrews, afirma que a técnica é absolutamente inquebrável e pode ser usada para proteger a confidencialidade das comunicações trocadas por usuários separados por qualquer distância, a uma velocidade próxima da do limite da luz e com baixo custo. Os chips usados no sistema proposto possuem estruturas complexas que são irreversivelmente alteradas para enviar informações em uma chave única que não pode ser recriada nem interceptada por um invasor.

A base é a segunda lei da termodinâmica. As chaves geradas pelo chip, que desbloqueiam as mensagens, nunca são armazenadas e não são comunicadas com a mensagem. Elas também não podem ser recriadas (nem pelos próprios usuários).

criptografia privacidade das comunicações
Imagem: nist.gov

Andrea Fratalocchi, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da KAUST e um dos autores do estudo, afirma que com o advento de computadores quânticos, todas as criptografias atuais serão quebradas em pouco tempo, expondo a privacidade das nossas comunicações. Ainda, segundo ele, a implementação de recursos maciços e acessíveis de segurança global é um problema mundial, o qual sua pesquisa pode oferecer a solução.

Atualmente, a equipe de pesquisa trabalha desenvolvendo aplicativos comerciais dessa tecnologia e está construindo um software de fácil utilização para esse sistema.

Referências: TechXplore

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários