Quem já não sonhou em ter um simulador tipo Fórmula 1 dentro de casa, não é mesmo? Bem, de algum modo, nós temos! É que a Ford trouxe para o Brasil um simulador estático avançado, o terceiro do tipo no mundo, revolucionando os testes automotivos desenvolvidos em nosso país. O mesmo está localizado no seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, em Camaçari, São Paulo. Confira no artigo a seguir, do Engenharia 360, mais detalhes sobre este novo recurso, suas características e uso pela engenharia automotiva!
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, é uma instalação de grande porte, com muitos especialistas dedicados trabalhando no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias automotivas. O mesmo inclui também o Centro de Teste em Tatuí, abrangendo uma área total de 4,66 milhões de metros quadrados (80% da área composta por zonas verdes preservadas), com direito a 20 km de pistas pavimentadas e 40 km de pistas de terra.
A estrutura do centro por completo - com laboratórios especializados em emissões, vibroacústica, desmontagem e análise de peças, além de dinanômetros de motores e simulador de estradas - permite a realização de centenas de tipos de testes diferentes, como de durabilidade, desempenho, segurança e conformidade com normas. São exemplos de inovações Ford:
- Sistema One Pedal Drive, que permite dirigir usando apenas o acelerador, facilitando a frenagem e aumentando a eficiência.
- Função Remote REV, que permite acelerar o carro remotamente, oferecendo conveniência e segurança.
O Simulador Estático da Ford no Centro de Testes de Tatuí
Além de todas as tecnologias avançadas que já existiam no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, agora foi instalado no Centro de Testes de Tatuí o novo simulador estático. Recentemente, o colaborador voluntário do Engenharia 360, André Mós Pucciarelli, pôde conferir de perto essa ferramenta de engenharia de ponta. De modo resumido, trata-se de uma tela de 4,5 metros que permite visão panorâmica de 210°. Também há seis computadores integrados, sendo três deles dedicados exclusivamente à exibição gráfica.
Como esse simulador, dedicado ao time de dinâmica veicular da Ford, só existem outros dois no mundo, estando os demais nos Estados Unidos e Alemanha. Eles são utilizados para reduzir o número de testes físicos e trazer para o ambiente virtual, ajudando na transição de desenvolvimento de novos programas. Aliás, o objetivo da engenharia global é justamente, um dia, não se precisar mais de testes físicos, o que seria uma maneira mais segura, rápida e econômica de validar o desempenho de componentes.
Veja Também: Ford Revela o Futuro dos Carros Conectados e IA
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Vantagens para os testes automotivos
São os principais benefícios oferecidos pelo simulador estático Ford:
- Redução de protótipos físicos e custos: Permite testes virtuais detalhados, diminuindo a necessidade de múltiplos protótipos e economizando recursos, além de acelerar o desenvolvimento e o lançamento de novos modelos.
- Precisão e eficiência: Alta correlação entre testes virtuais e reais, proporcionando resultados confiáveis para decisões críticas no desenvolvimento dos veículos.
- Versatilidade: Interface intuitiva que facilita ajustes rápidos nos parâmetros de teste, permitindo experimentação com diferentes configurações.
- Aumento da eficiência: Permite a realização de múltiplos testes simultâneos em condições controladas, melhorando a precisão dos resultados e identificando problemas antes da produção.
- Integração global: Suporta a integração de projetos globais, simulando diversas condições de pista e clima, o que auxilia no desenvolvimento de veículos para diferentes mercados.
Funcionamento do simulador
Essa tecnologia da Ford proporciona que um ser humano possa interagir com a simulação em tempo real. Então, com base nas ações do usuário, o computador calcula a física do carro - a mesma utilizada para desenvolvimento de novos carros - e devolve o para o motorista impute, fazendo com que a pessoa realmente pense que está dirigindo aquele carro.
O simulador também consegue realizar essa simulação com hardwares físicos do carro. Ou seja, dá para conectar o módulo físico do carro com a simulação (em diversas condições de pista e clima, como piso molhado ou neblina), usando o computador para mandar sinais que o módulo precisaria para realizar tarefas, como aceleração lateral, velocidade de roda, etc.
O futuro dos testes automotivos na Ford
Sem dúvidas, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, com a introdução desse novo simulador estático, acaba de dar um passo significativo na direção da modernização de testes automotivos. Este novo recurso pode não apenas ajudar na melhora do desenvolvimento de veículos, mas também colocar o Brasil em destaque no cenário global de engenharia. Tal ferramenta permite que possamos mudar a forma como conduzimos os testes, com análises mais detalhadas de componentes, desde suspensão a freios e pneus.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A Ford deve continuar investindo em tecnologias que aprimorem a experiência de conduzir e permitam a criação de veículos mais sustentáveis e eficientes. Esses investimentos em inovação e tecnologia no Brasil beneficiam a empresa, claro, mas também contribuem para o crescimento do setor automotivo no país.
Veja Também: Conheça a nova Ford F-150, com tecnologia de ponta e design inovador
Fontes: O Mecânico, Frota e Cia.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.