Este fenômeno aconteceu no meio do ano, mas só recentemente foi divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela agência norte-americana (NASA). A sonda Solar Orbiter (satélite de observação, de 2020) filmou o que parece ser uma 'serpente de plasma' atravessando a atmosfera do Sol. Outros instrumentos e satélites também conseguiram captar as partículas energéticas emitidas, como a sonda Parker Solar Probe.
Fora três horas de imagens gravadas em vídeo - apenas alguns segundos no modo time lapse -, mostrando o deslocamento dessa "cobra" de um lado para o outro. Trata-se de um registro importante para a ciência, relevante levando em conta principalmente a vasta distância em que nossos equipamentos de engenharia estão da superfície da estrela.
O registro mostra esse incrível balé dentro da galáxia, o movimento ondulante dessa serpente. Isso aconteceu em razão da deformação do campo magnético, por conta da sua interação com um fluxo de plasma frio ao longo da superfície solar. Aliás, a saber, esse fluxo viajou com velocidade de 170 quilômetros por segundo e aconteceu em uma região de intensa atividade.
Os cientistas acreditam que este pode ter sido apenas o início de uma erupção solar observada algum tempo depois - uma das mais intensas já detectadas -, com explosões de energia liberando muita massa coronal, lançando bilhões e bilhões de toneladas de plasma e de outras partículas. Aliás, acredite se quiser, quando isso acontece, é sentido na Terra, resultando em tempestades geomagnéticas - e se você não sabe o que elas são e nem quais são os seus efeitos, leia a matéria especial Engenharia 360; também podem provocar auroras boreais, aquelas luzes vistas em regiões polares.
Fontes: TecMundo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.