Na gestão industrial, utilizamos várias ferramentas para facilitar a rotina. Já passou o tempo em que pilhas e pilhas de papel eram mantidas em prateleiras nas empresas. E se precisar procurar algum documento? E se ele estiver danificado? Vivemos a era digital, em que softwares nos ajudam a trabalhar de maneira eficaz. Seja para otimizar as atividades ou para manter tudo registrado da maneira correta, eles mantêm todas as atividades em ordem, orientando o processo e ajudando na programação dos setores da fábrica. Uma ferramenta muito utilizada hoje em muitas empresas é o SAP ERP. Fábricas como Ambev, Petrobrás e Brasil Kirin utilizam esse sistema para gerenciar uma série de atividades nas áreas financeira, produtiva, logística, entre outras.
Mas o que é o SAP ERP?
SAP ERP é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) transacional, produto principal da SAP AG, uma empresa alemã fundada em 1972 por 5 ex-funcionários da IBM. O sistema procura contemplar a empresa como um todo, dividido em módulos, onde cada módulo corresponde a uma área específica, como, por exemplo, o módulo SD (Sales and Distribution) que contempla a área de Vendas e Distribuição, fazendo a integração das informações para determinado processo.
Cada programa é executado através de uma transação separadamente. Estes programas são desenvolvidos em ABAP, uma linguagem de programação, onde a SAP detém os direitos.
Vantagens e desvantagens
Com o SAP ERP implantado, a empresa torna-se mais competitiva, visto que as tomadas de decisões são mais ágeis, pois as informações estão em único lugar. Podemos destacar também outras
- Elimina processos totalmente manuais;
- Otimiza o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência);
- Otimiza o processo de tomada de decisão;
- Elimina a redundância de atividades;
- Reduz os limites de tempo de resposta ao mercado;
- Reduz as incertezas do Lead Time;
- Incorpora melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;
- Reduz o tempo dos processos gerenciais;
- Reduz o estoque;
- Reduz da carga de trabalho, pois atividades repetitivas podem e devem ser automatizadas;
- Melhora o controle das operações da empresa.
Talvez a principal desvantagem seja o alto custo para implementação. Além disso, algumas transações utilizadas no SAP ERP necessitam de uma certa atenção. Com isso faz-se necessário que toda a equipe que vá utilizá-lo passe por um intenso treinamento, para não cometer erros que causem danos a empresa. Dependendo da empresa, cada funcionário recebe um login e uma senha para acesso.
Mesmo com todos os custos envolvidos, é importante procurar estabelecer um sistema eficaz de gerenciamento na fábrica. Afinal, todas as atividades de rotina são importantes e devem ser registradas para eventual consulta. Sendo assim, procure ferramentas que facilitem seu trabalho e proporcione a tão almejada melhoria contínua.