Todos as pessoas que realizam bom serviços dentro da sua área profissional geralmente são reconhecidos com premiações promovidas por institutos ou conselhos federais e mundiais. Especialmente na área de arquitetura, o prêmio mais almejado é o Pritzker, criado em 1979 e que já homenageou até mesmo arquitetos brasileiros. Saiba mais sobre a sua importância e quais os profissionais e projetos apontados como vencedores pela sua comissão julgadora.
O que é Prêmio Pritzker?
Certamente você já ouviu falar no Prêmio Oscar, que homenageia os principais trabalhos realizados no ramo do cinema. Pois o Pritzker é como o “Oscar da Arquitetura”!
Assim como já foi citado antes, ele foi criado nos anos 70 pelo casal Jay e Cindy Pritzker, e patrocinado pela sua Fundação Hyatt, com sede em Chicago - a proprietária da rede hoteleira Hyatt, que possui cerca de 200 hotéis pelo mundo. Esta família, que é uma das mais ricas da América, de acordo com a Revista Forbes, concede essa honraria apenas aos arquitetos vivos cujo trabalho demonstra certo grau de qualidade - como visão de futuro e compromisso com a humanidade e meio ambiente.
Quem foram os profissionais que já receberam?
Já aconteceram dezenas de edições do Prêmio Pritzker. Por sorte, ao longo dos anos, foram premiados arquitetos de diferentes gêneros e nacionalidades. Porém, infelizmente ainda existe uma desigualdade nos números. De toda a lista, somente cinco mulheres receberam a homenagem. E ainda tiveram alguns casos peculiares!
Em 1991, a sócia e esposa de Robert Venturi não foi lembrada; e em 2012, a esposa de Wang Shu, Lu Wenyu, se recusou a compartilhar o prêmio com o sócio. E quanto à distribuição dos prêmios por países, temos o Japão e os Estados Unidos nos primeiros lugares. O Brasil está em quinto lugar, com apenas duas homenagens - de 1988, com Oscar Niemeyer e a Catedral de Brasília, e de 2006, com Paulo Mendes da Rocha e o projeto da Capela de São Pedro de Campos do Jordão.
Uma das homenagens mais lembradas pelos profissionais aconteceu em 2000, destinada ao arquiteto Rem Koolhaas - do escritório OMA - e o seu projeto da Casa da Música - desenvolvido para cidade do Porto, Portugal. Já os últimos cinco premiados foram:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- o chileno Alejandro Aravena - com as Torres Gêmeas do Chile;
- os espanhois Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramón Vilalta - com a livraria Santo Antônio, em Barcelona;
- o indiano Balkrishna Doshi - com o Instituto de Gestão Indiano de Bangalore;
- o japonês Arata Isozaki - com a Art Tower Mito, de Ibaraki; e
- as irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara - com o Edifício Grafton da Universidade de Bocconi, em Milão.
Caso você queira ver a lista completa, com as premiações desde 1972, sugerimos que você clique aqui. Mas antes disso, diga-nos: qual a sua aposta para 2021?!
Quais as obras mais emblemáticas vencedoras do Prêmio Pritzker?
Bem, obviamente todas as obras de arquitetura homenageadas pelo Prêmio Pritzker são valorosas de algum modo. Mas é claro que tem aquelas que jamais saem das lembranças tanto daqueles que trabalham na área como também do público. Para este texto, fizemos a nossa própria lista com os ‘5 Mais’. Confira!
5. Rosenthal Center for Contemporary Art, de Cincinnati - obra de Zaha Hadid premiada em 2004.
4. Museu Paula Rêgo em Cascais - obra de Eduardo Souto de Moura premiada em 2011.
3. Catedral de papelão em Christchurch - obra de Shigeru Ban premiada em 2014.
2. Praça do Patriarca - obra de Paulo Mendes da Rocha premiada em 2006.
1. Museu Guggenheim de Bilbao - obra de Frank Gehry premiada em 1989.
Você já conhecia o Prêmio Pritzker? Comente!
Veja também: Conheça estes projetos curitibanos destaque em prêmios internacionais de Arquitetura
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: ArchDaily, Casa Vogue, Viva Decora, Casa Cláudia.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.