Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba as competências que o mercado exige dos alunos

por Lucie Ferreira | 11/12/2015
Copiado!

competencias1_blog-da-engenharia
A faculdade deve fornecer toda a base teórica e preparo técnico para que o aluno possa atender um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Entretanto, embora alguns itens não sejam, necessariamente, ensinados na graduação, o estudante deve desenvolver algumas habilidades, competências e atitudes para exercer a profissão de engenheiro, devendo aprimorá-las e exercitá-las para se tornar o profissional que as empresas buscam.
Confira abaixo alguns deles:

+ Ser multicultural

Imagine que você possa trabalhar em uma empresa que não apenas tenha clientes de nacionalidades diferentes, mas seu próprio chefe e colega sejam de outro país. Esta competência atende empresas brasileiras internacionalizadas e grupos globais, para os quais não basta apenas o inglês fluente: detalhes culturais para melhorar a negociação e pequenos gestos que influenciam em uma boa convivência podem fazer toda a diferença no dia a dia.
 

+ Ser interdisciplinar

Na rotina corporativa, o conhecimento de cada disciplina aprendida na faculdade é aplicado de forma integrada. Para isso, exige-se que engenheiros atuem em equipes multidisciplinares, com especialistas tanto da área de ciências básicas como ciências aplicadas.
 

+ Ler ambientes

Além de ser autêntico, você precisa se adequar ao ambiente, procurando entender a cultura da área na qual trabalha antes de “vestir a máscara corporativa”, na palavras de Joseph Teperman, sócio-diretor da Flow Executive Finders.
 

+ Negociar

Vender ou comprar uma ideia é muito mais difícil no mundo corporativo do que na faculdade, onde os alunos treinam a habilidade em grupos que costumam ser formados por pessoas com personalidades parecidas.
competencias2_blog-da-engenharia
 

+ Portar-se em reuniões

Com empresas cada vez mais participativas e menos patriarcais, até mesmo estagiários participam de reuniões desde cedo. Saber ler ambientes, negociar ou falar em público são habilidades essenciais neste item.
 

+ Manter-se atualizado

O conhecimento científico sobre Engenharia duplica a cada dez anos. Isso demonstra a evolução em ritmo assombroso dessa área, exigindo que o profissional invista na educação continuada para estar atualizado sobre a dinâmica das novas tecnologias.
 
Fontes: Exame.com e Fanor.

Copiado!

Comentários