Você já assistiu aos longas-metragens 'Eu, robô' ou 'O homem bicentenário'? É... estamos vivendo algo parecido! Bem-vindo à era que dará um salto na robótica. Veremos, em curto prazo, uma maior interação entre homens e máquinas. Inclusive, recentemente falamos bastante sobre o assunto aqui, no Engenharia 360 - citando, por exemplo, o aprimoramento dos Cobots. E estamos falando também dos robôs colaborativos domésticos, que devem assumir tarefas repetitivas, cansativas e até perigosas no lugar de humanos.
Por certo, algumas pessoas ainda têm medo dessa "invasão robótica". Por isso mesmo é que muitos robôs desenvolvidos hoje são moldados em um design semelhante à forma humana. Um exemplo é o robô Ameca, da empresa britânica Engineered Arts, que acabou surpreendendo os seus criadores ao "despertar". Isso parece até conto de filme de ficção científica, mas é real! Por conta disso, esse robô humanoide acabou ganhando as redes sociais no final de 2021.
A semelhança do robô Ameca com os seres humanos assusta demais! Outra coisa são os seus movimentos, expressões faciais, agilidade e outros detalhes bem realistas, que o aproximam de uma pessoa de carne e osso. Observe as imagens e vídeos a seguir e tire as suas próprias conclusões!
Fontes: UOL.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.