Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Massa DunDun [Review BDE]

por Engenharia Depressão | 20/03/2013
Copiado!

massa-dundun-blog-da-engenharia

Quem gosta de acompanhar as novidades do mundo da engenharia, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a Massa DunDun, uma massa para assentamento de tijolos e blocos que poderá mudar os conceitos da construção civil, principalmente em uma época em que tanto se fala sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente, diminuição dos impactos ambientas, etc…

Durante nossa participação na cobertura da 19º edição da FEICON BATIMAT (Salão Internacional da Construção), em São Paulo, fomos recebidos pelos gerentes da linha de produtos DunDun Marcelo Reichert e Michael Santos, da empresa FCC, onde aproveitamos para tirar algumas dúvidas de nossos leitores, e também nossas! Além de uma demonstração da aplicação, feita exclusiva para o Blog da Engenharia.

[youtube //youtu.be/wrOhLGaJ1MQ]

 

Para quem não conhece, a Massa DunDun é uma massa polimérica que inova a forma de assentamento de tijolos e blocos na construção civil, assim como já explicamos anteriormente em outra matéria (veja aqui). E promete um custo-benefício ampliado, pois acaba economizando no processo como um todo, não somente na argamassa, mas também na eficiência, quantidade de mão de obra e rapidez para aplicação e assentamento dos tijolos. Sem contar na limpeza da obra por não gerar resíduos, fato este, importante e que todos devemos nos atentar independentemente do método que se utiliza.

Confira abaixo os destaques da entrevista:

Como é a resistência do produto? Foram realizados testes? Quais?

A resistência da Massa DunDun, é superior quando comparada à argamassa convencional. Michael conta, que foram realizados diversos ensaios, dentre eles, podem se destacar: compressão, tração na flexão, impacto de corpo mole, impacto de corpo duro, carga suspensa, estanqueidade e arrancamento.

Qual é o custo, em média, do produto por m²? Como é a relação custo-benefício?

O preço varia conforme a região devido aos custos de transporte, mas em geral o produto pode ser encontrado à venda ao público com um custo R$ 7,50  a R$ 9,00 por m² de alvenaria. Com a utilização da Massa DunDun, há uma redução média no custo total do m² em torno de 30%. E o maior ganho vem na produtividade da mão de obra. Mesmo em casos onde o custo de material por m² for maior que com o método tradicional, o custo total do m² construído com a DunDun acaba sendo mais baixo, explica Marcelo. Há também, uma calculadora para fazer este tipo de comparação no site da Massa DunDun.

massa-dundun-blog-da-engenharia-003

O produto é resistente em regiões em condições com grandes variações de temperatura? (Ex.: Nordeste do país, onde atingimos altas temperaturas)

Sim, inclusive foram feitos ensaios com ciclos de molhagem e secagem, e de resistência, no laboratório de cerâmicas da UFRGS, onde o produto foi submetido à altas temperaturas (100ºC), e se obteve um desempenho superior às argamassas convencionais.

Por que a primeira fiada deve ser feita com argamassa comum?

A primeira fiada deve ser feita com argamassa convencional para corrigir possíveis desnivelamentos existentes no piso, uma vez que a espessura da junta com Massa DunDun é, em média, de apenas 2mm.

Podemos utilizar a massa DunDun para fazer obras de até quantos andares? É possível utilizar na construção de um edifício?

A Massa pode ser utilizada em edificações de concreto armado para um número ilimitado de pavimentos., ou seja, não há restrições. No entanto, não é recomendado o uso em alvenaria estrutural, pois ainda está em estudo, diz Michael.


:: Veja também: Massa DunDun: a inovação da argamassa


Podemos utilizar a massa DunDun para construção de galpões industriais que possam vir a ter que utilizar pontes rolantes?

Sim, desde que a resistência do componente bloco ou pré-moldado seja compatível, pois a resistência e aderência do elemento executado com Massa DunDun são superiores.

A massa DunDun é totalmente impermeável, sendo assim é possível garantir 100% de garantia para o cliente quanto a não existência de infiltrações?

A Massa DunDun é 100% impermeável. Entretanto, a Norma de Desempenho NBR 15575 determina a medição do desempenho da parede como um todo e pode haver infiltração pelo bloco ou tijolo. O requisito de tolerância é 5% de manchamento na face oposta e, segundo testes, na parede com Massa DunDun foi de apenas 2%.

massa-dundun-blog-da-engenharia-002

Existe algum padrão ou tipo de bloco específico, recomendado para utilização com a massa DunDun?

O produto pode ser aplicado em qualquer tipo de bloco e tijolo, desde que as peças tenham boa qualidade e uniformidade dimensional. Ou seja, pode ser usado em blocos de concreto, cerâmico, concreto celular autoclavado ou solo-cimento, desde os mesmos sejam bem parelhos, uniformes e sem irregularidades. É recomendado o uso de peças cerâmicas com selo PSQ (Programa Setorial da Qualidade) da ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) e peças de concreto com o selo ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), pois tais certificações garantem peças de qualidade e maior uniformidade das mesmas.

Quais são as principais vantagens de se utilizar a Massa DunDun?

As vantagens de se usar a Massa DunDun são classificadas em 4 grupos, segundo a empresa:
a) Segurança – pois possui resistência e aderência superiores às argamassa convencionais
b) Agilidade – aumenta a produtividade em até 3X se comparado com o sistema convencional
c) Economia – reduz o custo do m² em média de 30% (devido à racionalização no processo de produção de alvenaria)
d) Sustentabilidade – menor emissão de CO² no processo de produção, não contem areia dos rios e mananciais e possui 0% de COV (composto orgânico volátil)

O produto tem certificação?

Não se aplica certificação específica a este tipo de produto. Para obras financiadas pela Caixa Econômica Federal, existe um processo demorado via Ministério das Cidades chamado SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica) cujo objetivo é avaliar produtos inovadores – no qual a Massa DunDun está em processo. Em alguns estados a Caixa aceita os ensaios de desempenho da alvenaria que já estão concluídos, em outros exige o caminho do SiNAT. A Massa DunDun recebeu o prêmio como um dos produtos mais inovadores de 2012 (Prêmio CBIC) em que, dentre as instituições juradas estava o próprio Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. E, a empresa FCC possui as certificações ISO 9001 e ISO 14001.

E aí, você usaria a Massa DunDun em sua obra? Comente abaixo o que achou!

Eduardo Mikail e Eduardo Cavalcanti do Blog da Engenharia com Michael Santos (ao centro), da Massa DunDun, durante participação na FEICON BATIMAT 2013.

Eduardo Mikail e Eduardo Cavalcanti do Blog da Engenharia com Michael Santos (ao centro), da Massa DunDun, durante participação na FEICON BATIMAT 2013.

Copiado!

Comentários