Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Respirador artificial inovador funciona como guelras de peixe

Engenharia 360

2 min

POR Clara Ribeiro 16/02/2016

Mergulhar em grandes profundidades sem precisar de equipamentos super volumosos parece estranho, não é mesmo? E se no lugar fosse utilizado um respirador que funciona como uma espécie de guelra artificial de peixe? Na verdade, essa ideia já foi reproduzida em mega produções do cinema como em Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma e 007 – Um Novo Dia para Morrer. Nos filmes, o aparelho era como um mini tubo acoplado na boca, que substitui os cilindros de ar nas costas.

respiradorstarwars-blog-da-engenharia

Respirador que Obi-Wan (Ben) Kenobi e Qui-Gon Jinn utilizam no longa Star Wars


Deixando de lado a ficção, o estudante de design industrial sul coreano Jeabyun Yeon, resolveu levar o conceito para a realidade. Seu objetivo era criar uma máscara que fizesse seres humanos respirarem como peixes. Mas, como assim??? Pode ser que você tenha se lembrado da planta mágica “guelricho” que dá o poder de respirar em baixo d’água no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo. Mas a explicação não tem teor sobrenatural, é pura tecnologia. A invenção do designer, que leva o nome de Triton, extrai o oxigênio da água por conta de uma tecnologia coreana que possibilita a respiração por um longo tempo sem ajuda de outro equipamento. 
tritonembaixodagua-blog-da-engenharia
O diferencial desta máscara para as convencionais são os dois “braços” que atuam como filtros, tornando o ar respirável e possibilitando mergulhos mais profundos. Para funcionar é preciso de uma micro bateria.
Para entender bem o mecanismo, o oxigênio consegue ser captado por conta justamente do filtro, que contém buracos menores do que as moléculas de água. O estudante conta que, um pequeno, entretanto poderoso compressor, o aparelho condensaria o oxigênio e o armazenaria num mini reservatório, permitindo que o mergulhador ficasse submerso por um longo tempo.
triton-blog-da-engenharia
Por ora, o equipamento é somente um protótipo e não tem previsão para chegar ao mercado. Vamos torcer para que haja avanços na área e que seu lançamento seja possível em breve!

aparelho que filtra o oxigênio da água
respirador artificial
respirador artificial inovador
respirador como guelras de peixe

Clara Ribeiro

mais
Imagem padrão usuário Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 redes sociais profissionais que você deve criar um perfil
Construtora x incorporadora: entenda a diferença
Jeff Bezos: o engenheiro e homem mais rico do mundo
Como e qual universidade escolher para cursar Engenharia?
Brasil terá sua maior usina de dessalinização construída no Ceará
20 Peças de Teatro disponíveis no YouTube para assistir na quarentena | Lista 360
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ