Engenharia 360

Respirador artificial inovador funciona como guelras de peixe

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 16/02/2016 2 min

Respirador artificial inovador funciona como guelras de peixe

por Clara Ribeiro | 16/02/2016
Engenharia 360

Mergulhar em grandes profundidades sem precisar de equipamentos super volumosos parece estranho, não é mesmo? E se no lugar fosse utilizado um respirador que funciona como uma espécie de guelra artificial de peixe? Na verdade, essa ideia já foi reproduzida em mega produções do cinema como em Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma e 007 - Um Novo Dia para Morrer. Nos filmes, o aparelho era como um mini tubo acoplado na boca, que substitui os cilindros de ar nas costas.

respiradorstarwars-blog-da-engenharia

Respirador que Obi-Wan (Ben) Kenobi e Qui-Gon Jinn utilizam no longa Star Wars


Deixando de lado a ficção, o estudante de design industrial sul coreano Jeabyun Yeon, resolveu levar o conceito para a realidade. Seu objetivo era criar uma máscara que fizesse seres humanos respirarem como peixes. Mas, como assim??? Pode ser que você tenha se lembrado da planta mágica "guelricho" que dá o poder de respirar em baixo d'água no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo. Mas a explicação não tem teor sobrenatural, é pura tecnologia. A invenção do designer, que leva o nome de Triton, extrai o oxigênio da água por conta de uma tecnologia coreana que possibilita a respiração por um longo tempo sem ajuda de outro equipamento. 
tritonembaixodagua-blog-da-engenharia
O diferencial desta máscara para as convencionais são os dois "braços" que atuam como filtros, tornando o ar respirável e possibilitando mergulhos mais profundos. Para funcionar é preciso de uma micro bateria.
Para entender bem o mecanismo, o oxigênio consegue ser captado por conta justamente do filtro, que contém buracos menores do que as moléculas de água. O estudante conta que, um pequeno, entretanto poderoso compressor, o aparelho condensaria o oxigênio e o armazenaria num mini reservatório, permitindo que o mergulhador ficasse submerso por um longo tempo.
triton-blog-da-engenharia
Por ora, o equipamento é somente um protótipo e não tem previsão para chegar ao mercado. Vamos torcer para que haja avanços na área e que seu lançamento seja possível em breve!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo