Segundo pesquisa elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a renda média de um profissional com ensino superior é de R$3.086,00 no setor público, enquanto no setor privado este valor é de R$2.884,00.
Além desta vantagem financeira, as exigências para o acesso ao funcionalismo público costumam ser maiores. Segundo o professor da Faculdade de Direito da USP, Estevão Mallet, “os concursos públicos são organizados com rigor e frequentemente são difíceis” e “a carreira pública acha-se cada vez mais bem estruturada”, o que podem ser pontos positivos para o desenvolvimento do profissional.
Mas, para o analista de processo legislativo do Senado, Breno Andrade, “as chances de desenvolver um trabalho inovador e criativo são sempre maiores na iniciativa privada”. Além disso, Andrade diz que o problema de ingerência política é comum no funcionalismo público, uma vez que a estabilidade dá ao empregado a possibilidade de dizer “não”.
Texto por Tesla Concursos
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.