Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Que tal uma lente de contato com câmera acoplada?

por Lucie Ferreira | 23/05/2016
Copiado!

samsung_1_blog-da-engenharia

Lente de contato inteligente, desenvolvida por Google e Novartis: a Samsung segue o mesmo caminho


Se você é daqueles que fica impressionado com os gadgets que vê em filmes como 007 e Missão: Impossível, esta notícia será do seu interesse: a marca sul-coreana Samsung registrou recentemente a patente de uma lente de contato inteligente que ativa a câmera por meio de piscadas.
O pedido de patente foi feito há dois anos, mas só saiu há algumas semanas, dando a entender que a tecnologia possa estar mais avançada do que se imagina. O produto é composto por um pequeno display, câmera fotográfica, antena e sensores para captar piscadas e movimentos do globo ocular. Porém, para processar o conteúdo fotografado pela lente, ela precisará estar conectada a um aparelho, por exemplo smartphone.
As lentes da Samsung devem ser aprimoradas para se tornarem uma maneira mais natural de proporcionar realidade aumentada, especialmente se comparadas aos óculos. No entanto, desde já elas despertam questionamentos em relação à privacidade dos indivíduos, já que uma microcâmera pode ser escondida no globo ocular do usuário. Para o alívio de muitos, não há informações de que a marca coloque o produto no mercado, pois somente a patente foi divulgada.
samsung_2_blog-da-engenharia

Cena de um dos filmes da franquia Missão: Impossível, no qual a lente de contato é um gadget indispensável

+ Google também atua na área ocular

Em 2014, o Google anunciou um acordo com a empresa farmacêutica Novartis no qual ambas desenvolveriam uma lente de contato inteligente que ajudaria a medir o nível de glicose do líquido lacrimal de pessoas diabéticas. Após a medição, os dados seriam enviados a um aparelho móvel, evitando a necessidade dos pacientes de furar os dedos várias vezes ao dia.
Outro elemento da parceria é a utilização dessa tecnologia para ajudar a reabilitar os olhos de pessoas com presbiopia, que é quando o envelhecimento dos olhos dificulta a capacidade de focar objetos. Para isso, a Novartis afirmou que iria desenvolver e comercializar a tecnologia criada pela área de projetos especiais do Google, denominada Google X.
Fontes: G1 e Mashable

Copiado!

Comentários