Engenharia 360

O que são e como funcionam os Rastreadores OBD?

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/05/2024 4 min
Imagem reproduzida de teltonika-gps

O que são e como funcionam os Rastreadores OBD?

por Redação 360 | 22/05/2024
Imagem reproduzida de teltonika-gps
Engenharia 360

Neste mundo dinâmico e conectado em que vivemos, os proprietários de veículos têm se preocupado mais com a questão da segurança. Para sua tranquilidade, o setor tecnológico lançou os rastreadores OBD, uma solução inovadora e prática, que oferece diversos benefícios, incluindo o acompanhamento em tempo real do desempenho da máquina. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

O que são rastreadores OBD?

OBD é sigla para 'On-Board Diagnostics'. Ela faz relação com os dispositivos compactos que podem ser instalados no respectivo conector em veículos - pelo menos nos modelos fabricados a partir de 2010. Através dessa interface, o usuário pode obter informações valiosas sobre desempenho, localização (sobretudo em caso de roubo), velocidade, consumo de combustível e muito mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rastreadores OBD
Imagem de COCAIS ACESSÓRIOS GROUP reproduzida de Magazine Luiza

Veja Também:

Novo Dispositivo Fluke iSee TC01B Pode Revelar Falhas Ocultas em Equipamentos

Como funcionam os rastreadores OBD?

A instalação de um rastreador OBD é simples, mas alguns cuidados podem aumentar a segurança e a eficiência do dispositivo.

Como dito antes, os rastreadores OBD podem ser conectados nos veículos de forma não intrusiva, via porta OBD, que por sua vez é localizada sob o painel, próximo ao volante. Depois disso, o dispositivo já está apto para coletar informações sobre o veículo, como rotação do motor e temperatura. E isso com energia direta do veículo, sem necessidade de baterias adicionais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rastreadores OBD
Imagem reproduzida de Joom
Rastreadores OBD
Imagem reproduzida de Documentation - Navixy

Através de um chip de celular integrado, o dispositivo envia os dados para uma plataforma online. Então, por lá, o usuário pode conferir diversas informações, incluindo:

  • históricos de trajetos percorridos e histórico de paradas,
  • alertas de velocidade excessiva,
  • problemas no motor e outros sistemas críticos,
  • emissões de gases poluentes,
  • monitoramento de sensores,
  • etc.

Veja um exemplo de rastreador OBD no vídeo a seguir:

@vippshop

Rastreador OBD, Plugou Funcionou! Pois já vem configurado e com chip M2M instalado e funcionando Internet de dados. Todo carro nacional acima do ano 2010 tem a saída OBD-II,basta plugar. Ao comprar o seu mande nensagem pela loja que comprou e já antecipe seu login de acesso. Em promoção na loja Vippshop #Vippshop #seguro #lojavippshop #fy #caminhao #gps #rastreadores #carros

♬ som original - Vippshop.com.br

Observação: Para uma instalação mais discreta, é possível utilizar um chicote em Y, que permita esconder o rastreador em outra parte do veículo. Além disso, outra dica dos fabricantes é conferir a conexão GSM (do chip), assegurando de que o rastreador está mesmo transmitindo dados corretos para a plataforma de monitoramento.

Rastreadores OBD
Imagem reproduzida de VippShop

Veja Também: Bateria que dura para sempre? Universidade de Harvard anuncia invenção revolucionária!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais as principais vantagens dos rastreadores OBD?

Vale destacar que os especialistas que atuam em mecânicas ou em seguradoras também podem usar dispositivos semelhantes de rastreadores OBD para obter dados de desempenho dos veículos. Muitas empresas de frotas optam por otimizar sua logística e reduzir custos com frotas através dos rastreadores OBD. Mas motoristas comuns também podem se valer dos benefícios desses modelos mais simples - e pensando muito além da proteção do seu carro.

Rastreadores OBD
Imagem reproduzida de Loja do Mecânico

Imagine utilizar o recurso para encontrar com facilidade seu carro em um grande estacionamento. Claro que o que realmente o mercado de tecnologia espera é que, com as informações obtidas com os rastreadores OBD, as pessoas sigam um comportamento mais seguro ao volante, dirigindo de forma mais consciente e reduzindo o consumo de combustível.

O que é a interface OBD II?

OBD II é a evolução da tecnologia OBD, com expansão da capacidade do sistema original - maior abrangência de dados e precisão -, uma excelente opção de conectividade e eficiência para veículos modernos. Assim como o modelo anterior, coleta dados de diversos sensores espalhados pelo veículo, fornecendo uma visão abrangente do estado de saúde do automóvel, perfeito para trabalhos mecânicos e sistemas de telemetria.

Enfim, seja você um proprietário de um carro particular ou um gestor de frotas, os rastreadores OBD são uma ferramenta indispensável para otimizar o desempenho e a manutenção dos seus veículos.

Veja Também:


Fontes: Mobil Tracker.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo