Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Projeto quer construir estradas elétricas na Suécia

por Clara Ribeiro | 27/08/2015
Copiado!

A Siemens lançou o primeiro projeto para a construção de estradas elétricas na Europa. O grupo industrial e tecnológico alemão dará início à ideia na Suécia, país que busca ficar livre dos combustíveis fósseis até o ano de 2030. A primeira demonstração será realizada em colaboração com a fabricante de caminhões sueca Scania.
De acordo com a companhia será “instalado um sistema de cabos aéreos para caminhões híbridos” no país e essa estrutura será responsável por eletrificar um trecho de dois quilômetros da estrada E16 ao norte de Estocolmo. Esse trajeto conecta as regiões de Dalarna e Gävleborg, regiões industriais dominadas pelas indústrias do aço, papel e mineração, ao porto de Gävle. O objetivo é verificar a funcionalidade do sistema para uso comercial no futuro, já que serão realizados dois anos de testes.
estradaelétrica-blog-da-engenharia
A novidade visa diminuir eletricidade e a emissão de poluentes, como ressalta Roland Edel, diretor de tecnologia da divisão de Mobilidade da Siemens: “A estrada elétrica é duas vezes mais eficiente que os motores de combustão interna. Isto significa que não só se reduz à metade o gasto de energia, mas também se reduz a poluição no ar local”.
Os caminhões Scania são equipados com o pantógrafo, sistema articulado de barras situado no teto de veículos elétricos. O mesmo é ligado a um sistema híbrido de propulsão.
Desta forma, esses automóveis utilizam a energia elétrica da linha aérea de contato, circulando de maneira eficiente e sem nenhuma emissão direta de combustível enquanto são conduzidos. Sem essa infraestrutura de cabos, os veículos poderão usar o sistema híbrido diesel. Segundo a Siemens, sensores permitem ao pantógrafo se conectar aos cabos aéreos e se desconectar automaticamente a velocidades de 90 km/h.
siemens-blog-da-engenharia
A proposta da companhia alemã parece ser um grande passo para o desenvolvimento do transporte de mercadorias sustentável.
Além da Suécia, a Siemens tem trabalhado uma ideia semelhante na Califórnia, juntamente com o fabricante de veículos Volvo.  O projeto de demonstração no país estadounidense será feito nas proximidades dos portos de Los Angeles e Long Beach.
Referência: Exame

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários