Engenharia 360

Indústria 4.0: novas profissões e habilidades em alta para engenheiros

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/01/2024 4 min
Imagem de Freepik

Indústria 4.0: novas profissões e habilidades em alta para engenheiros

por Redação 360 | 02/01/2024
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Os engenheiros que desejam obter mais sucesso em sua profissão, precisam estar atentos às oportunidades oferecidas pela Indústria 4.0.

Esse momento da economia, conhecida como a quarta revolução industrial, está impulsionando uma série de mudanças no mercado de trabalho, começando pela integração de tecnologias como automação, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Isso está gerando demanda por novas profissões e habilidades. Saiba bais sobre o futuro na Era Digital no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

novas profissões e habilidades na era digital - indústria 4.0
Imagem de Freepik

Veja Também: O Futuro da Engenharia: Como a Tecnologia Está Moldando a Indústria

Novas profissões impulsionadas pela Indústria 4.0

Nos últimos anos, o mercado foi transformado por novas tecnologias ou tecnologias aprimoradas, como é o caso da IA e também machine learning (ensino de máquinas com algoritmos via programação com base em experiências passadas, padrões de dados e previsões) e blockchain (tecnologia para criação de banco de dados utilizando criptografia e consenso para segurança e integridade de transações). Agora, especialmente o setor industrial, necessita da contratação de profissionais com novas especialidades, ou seja, com profissões impulsionadas pela Indústria 4.0. Veja exemplos!

Engenheiro de cibersegurança

Trabalha em estreita colaboração com equipes de TI para identificar vulnerabilidades, implementar medidas preventivas e elaborar estratégias de resposta a incidentes cibernéticos.

Analista de Dados

Utiliza técnicas avançadas de análise estatística e ferramentas de visualização para comunicar insights e tendências complexas de dados de forma compreensível para diferentes setores de uma organização.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desenvolvedor de Software

Emprega linguagens de programação modernas e metodologias ágeis para criar soluções customizadas que atendam às necessidades específicas de uma empresa ou indústria.

Operador de Máquinas Automatizadas

Realiza manutenções preventivas e intervenções corretivas, além de monitorar o funcionamento das máquinas para garantir eficiência e minimizar falhas no processo produtivo.

novas profissões e habilidades na era digital - indústria 4.0
Imagem de Freepik

Habilidades essenciais para engenheiros na era digital

Tanto os novos profissionais quanto aqueles que já atuam no mercado há bastante tempo precisam, para enfrentar os desafios dessa Era Digital, desenvolver habilidades técnicas específicas - sobretudo transversais), valorizadas em um ambiente de trabalho colaborativo e diversificado. Podemos começar citando, como exemplo, a capacidade de se adaptar às mudanças tecnológicas e, por consequência, novas exigências do mercado. Também capacidade de pensamento crítico, analisando informações e tomando decisões de forma racional.

Além disso, há outras habilidades valorizadas pelo mercado atual. Por exemplo, a capacidade de identificar e resolver problemas complexos. Depois, a capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz, tanto de forma oral quanto escrita. Por fim, a capacidade de trabalhar de forma colaborativa com outras pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bônus | Dicas de como se preparar para o futuro do trabalho

Para se preparar para o futuro do trabalho na era digital, os engenheiros precisam investir em sua formação e desenvolvimento profissional. Algumas dicas incluem:

  • Buscar desenvolver uma educação continuada - pode ser via cursos, certificações, treinamentos e mais -, principalmente focando nessas tecnologias emergentes que vêm impactando as engenharias.
  • Aprender programação também é bem-vindo, sobretudo linguagens relevantes para sua área ou campo de atuação, a exemplo da Python.
  • Aprimorar competências interpessoais, como as citadas anteriormente.
  • Treinar sua capacidade de adaptabilidade a novos processos e tecnologias.
  • Manter uma rede sólida de contatos profissionais (networking), visando troca de experiências para se manter atualizado e encontrar habilidades.
  • Nutrir sua curiosidade e disposição para aprender coisas novas e, assim, se destacar em um mercado em constante evolução.
  • Praticar a resolução de problemas complexos, com identificação e solução de desafios de engenharia.
  • Por fim, participar de projetos diversificados, explorando novas tecnologias, e ampliando sua experiência e conhecimento prático.
novas profissões e habilidades na era digital - indústria 4.0
Imagem de Freepik

Considerações Finais

Uma estratégia adotada por muitos engenheiros de sucesso é manter um foco multifacetado, incluindo essa formação e desenvolvimento profissional como citado no tópico anterior. A maioria busca por certificações em tecnologias como IA, IoT e análise de dados.

O fato é que a Indústria 4.0 está, sim, impactando a engenharia, assim como diversos outros setores da economia. Portanto, os engenheiros precisam se preparar para o futuro do trabalho na Era Digital se quiserem aproveitar melhor as oportunidades e obterem sucesso.

Veja Também:


Fontes: Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo