Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A procura por engenheiros e o mercado de trabalho

Engenharia 360

3 min

POR Engenharia 360 20/09/2016

Engineering+Kids
Muita gente reclama da falta de vagas no mercado de trabalho nos dias atuais. Isso é reflexo da desaceleração econômica, crise e denúncias de corrupção, que afastaram investimentos e paralisaram obras. Momentos como esse exigem que a gente coloque a situação em perspectiva, afinal, nem sempre foi assim e nem sempre será.
A década de 80-90 foi muito difícil na área de Engenharia também e, nem por isso, impediu que anos depois o mercado se reaquecesse. Diversos especialistas na área de recrutamento afirmam que, se por um lado o ritmo de contratações diminuiu, por outro ele não deixou de existir, ou seja, ainda há – sim – vagas.
MAJORS_online-degrees-engineering-1920x720
Precisamos ter em mente que a engenharia tem um papel fundamental no retorno do crescimento do País e tem um espectro amplo que permite que o profissional atue em diversas áreas. Além disso, o Brasil possui um enorme potencial agrícola, energético e mineral, e conta com uma população grande, que demanda serviços e atrai investimentos de empresas. Isso sem falar nas oportunidades que podem surgir com as concessões para rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
Mesmo com todo esse potencial, o País ainda forma menos engenheiros por ano do que outros países emergentes, como China, Índia e Rússia e, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para suprir a demanda nacional até 2020, será necessário quase dobrar o número atual de engenheiros.
Outro ponto importante de lembrar é que a área possui um dos índices de empregabilidade mais altos do Brasil – superior a 95% – e conta com boas médias salariais.
ee1
Especialistas afirmam com segurança que sempre haverá boas oportunidades para os engenheiros, em especial nas áreas comerciais, de pesquisa e desenvolvimento e de manutenção.  Mas eles também são categóricos ao dizer que para se dar bem no mercado não basta só a graduação. Cursos de especialização e domínio de outros idiomas são fundamentais.
Num mundo complexo como o nosso e longe do perfeito, sempre haverá motivos para reclamar, mas pessimismo nunca levou ninguém a lugar nenhum. Por isso, engenheiro, não se deixe abater pelo cenário atual (ele é passageiro) e nem desista do curso e da profissão por causa de uma fase ruim. Os dados acima só provam que nossa profissão é muito importante – e há de continuar sendo. 
vestibular-controle-automacao
 
DICA: o Instituto Mauá de Tecnologia, além de ser uma instituição com tradição e diversos reconhecimentos, possui parceria com empresas e alto índice de empregabilidade de seus alunos e ex-alunos. Se você está pensando em cursar Engenharia e quer aumentar suas chances de sucesso na carreira, confira as áreas e cursos disponíveis.
 
Fonte: EstadãoItambéCatho e Brasil Engenharia.   

Engenharia
instituto mauá de tecnologia
mauá
mercado de trabalho
vagas engenharia

Engenharia 360

Engenharia para todos.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
USP e UNICAMP oferecem cursos de Cálculo e Física gratuitos e completos no YouTube
Microsoft está treinando robôs em simulações da vida real em situações de risco extremo
5 autores de livros de ficção e algumas distopias | Lista 360
4 TED talks sobre como investir na humanidade e em si mesmo | Lista 360
Quais as atribuições de um Engenheiro de Produção?
Você sabe qual é o melhor horário para estudar?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ