Engenharia 360

Brasil terá a primeira fábrica de hidrogênio verde

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/08/2022 | Atualizado em 03/05/2024 2 min
Imagem reproduzida de Estratégia ESG

Brasil terá a primeira fábrica de hidrogênio verde

por Redação 360 | 02/08/2022 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem reproduzida de Estratégia ESG
Engenharia 360

Já comentamos algumas vezes aqui, no Engenharia 360, sobre o hidrogênio verde, considerado o "combustível do futuro". Pois bem, agora o Brasil também caminha no sentido de um futuro neutro em gás carbônico já que a Unigel, a segunda maior petroquímica do país, construirá a primeira fábrica de hidrogênio verde em escala industrial no país.

Na verdade, essa notícia não trouxe espanto para ninguém. Em 60 anos, a empresa Unigel desenvolveu tecnologias e investimos para atender às demandas industriais e do agronegócio. Agora, mais do que nunca, ela caminha rumo à descarbonização das operações de diversos setores, contribuindo substancialmente para combater as mudanças climáticas do planeta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Unigel Hidrogênio Verde
Imagem reproduzida de Capital Reset

Os plano da Unigel para fabricação de hidrogênio verde

A Unigel entende que o Brasil tem grande potencial na geração de energia eólica e solar, mas também de hidrogênio verde, capaz de transformar energia renovável em matéria-prima e carbono zero combustíveis. Por isso mesmo, ela mantém um projeto integrado de hidrogênio verde e de amônia verde no Polo Industrial de Camaçari (BA) que é, provavelmente, o maior do mundo.

Na fase 1, serão instalados três eletrolisadores padrão de 20 MW da Thyssenkrupp Nucera e capacidade total de 60 MW no Polo Industrial de Camaçari (BA). Na segunda fase, prevista para entrar em operação até 2025, seria possível quadruplicar a produção de hidrogênio e amônia verdes.

Unigel Hidrogênio Verde
Imagem reproduzida de The Capital Advisor

Mas engana-se quem pensa que a Unigel vai parar por aqui! Em verdade, ela quer pôr em prática outras ações, como a parceria para produção de energia eólica - como a que fez com a Casa dos Ventos, empresa de geração de energia a partir de fontes renováveis do Brasil. Mas com relação ao hidrogênio verde, é provável que, apesar dos seus esforços, só ficará pronto para o mercado com uso generalizado quando for possível a produção em larga escala.

Unigel Hidrogênio Verde
Imagem reproduzida de Folha PE

Então, o que achou dessa incrível novidade voltada à sustentabilidade e meio ambiente? Escreva nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Canal Solar, O Estadão.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo