A startup Varda Space, da Califórnia, lançou a primeira fábrica ativa no espaço. Esse feito histórico tem como objetivo produzir medicamentos no espaço e trazê-los de volta à Terra.
É curioso, mas a produção de medicamentos no espaço oferece vantagens em relação à produção na Terra devido à ausência de gravidade.
Recentemente, a Varda Space conseguiu, utilizando sua instalação espacial, produzir com sucesso cristais de ritonavir, um medicamento usado no tratamento de HIV. Com esses resultados positivos, a empresa está avançando em direção à comercialização da microgravidade e planejando futuros experimentos para solidificar sua posição como líder na produção farmacêutica espacial. Saiba mais neste texto do Engenharia 360!
Como foi realizado o processo de fabricação do medicamento no espaço?
O processo de fabricação do medicamento no espaço ocorreu por meio da cristalização do ritonavir no satélite W-Series 1, conectado à plataforma orbital Photon. Nesse cenário de ausência de gravidade no ambiente espacial, é possível a formação mais rápida e de maior qualidade das estruturas cristalinas de proteínas.
Qual o plano para trazer os materiais da fábrica espacial de volta à Terra?
O plano é que a equipe da Rocket Lab - empresa norte-americana do segmento aeroespacial - traga, posteriormente, os materiais da fábrica espacial de volta à Terra enviando um comando para liberar a espaçonave amarrada ao Photon. Isso ativará os propulsores da espaçonave, permitindo que ela saia da órbita.
A cápsula de 200 libras se separará do veículo transportador antes da reentrada, e espera-se que a aterrissagem ocorra no Utah Test and Training Range, sudoeste de Salt Lake City, nos Estados Unidos. As amostras serão recuperadas para testes adicionais pela equipe. A data do primeiro retorno da missão, negociada com a Federal Aviation Administration (FAA) e os militares, de acordo com janela de reentrada, foi 20 de julho de 2023 - sendo a próxima janela aberta no final do mês.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quais são os próximos passos da Varda Space após o sucesso da sua primeira fábrica ativa no espaço?
Após o sucesso na produção do primeiro medicamento, os próximos passos da Varda Space são a recuperação das drogas fabricadas, realização de testes adicionais nas amostras e retorno da missão. Além disso, a empresa planeja realizar outro experimento semelhante da fábrica orbital ainda este ano.
A saber, até o momento, a Varda Space já recebeu um total de US$ 53 milhões em financiamento de investidores e empresas de capital de risco.
Veja Também:
Fontes: Olhar Digital, CNN.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.