Engenharia 360

Polêmica entre CAU e CFT traz grande preocupação para o setor da construção civil [saiba por que]

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/06/2021 | Atualizado em 17/01/2023 3 min
Imagem extraída de Russel Serviços

Polêmica entre CAU e CFT traz grande preocupação para o setor da construção civil [saiba por que]

por Redação 360 | 22/06/2021 | Atualizado em 17/01/2023
Imagem extraída de Russel Serviços

Será que diferentes classes de profissionais na construção civil e até a sociedade estão sendo ameaçadas por Projeto de Alteração proposto pela CFT? Saiba+!

Engenharia 360

Será que diferentes classes de profissionais na construção civil e até a sociedade estão sendo ameaçadas por Projeto de Alteração proposto pela CFT? Saiba+!

Um antigo desejo dos Técnicos em Edificações e Técnicos em Construção Civil parece que está mais perto de se realizar! Atualmente, estes profissionais podem trabalhar com até 80m² de área construída. Mas esta é uma situação que eles pretendem mudar em breve. Uma proposta apresentada no dia 14 de junho de 2021 irritou demais o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e também o Colegiado das Entidades Nacionais  de Arquitetos e Urbanistas. Saiba por quê!

CFT
Imagem extraída de Concursos no Brasil

A proposta da CFT

Representantes do Conselho Federal dos Técnicos Industriais foram à Brasília no dia 14 para conversar com Flávia Arruda, ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República. E, nesta oportunidade, entregaram um Projeto de Alteração do Decreto nº 90.922/85, que regulamenta a Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial e Técnico Agrícola de nível médio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eis o que é proposto no texto:

  • que as atribuições dos Técnicos em Edificações e Técnicos em Construção Civil sejam modificadas;
  • a ideia é que eles possam projetar, calcular, dirigir, executar e responsabilizar-se tecnicamente por obras de edificações até 300m² de área a ser construída; e
  • podendo ser distribuídos em até 3 pavimentos e projetos complementares!
CFT
Imagem extraída de CFT

“Essa reivindicação é baseada numa pesquisa que fizemos com os técnicos, e 300m² satisfazem bem o seu trabalho”, “O projeto está entregue e agora temos que fazer um movimento para que o Presidente Bolsonaro sancione nosso projeto." - presidente do CFT e Técnico em Edificações, Wilson Wanderlei Vieira.

A reação do Conselho de Arquitetura

Logo que a notícia sobre a proposta do CFT saiu na imprensa, representantes do CAU e do CEAU já começaram a reagir nas redes sociais! Eles alegam que uma decisão dessas não pode ser simplesmente baseada numa pesquisa junto aos técnicos. Eles alertam para a inconsistência do texto que pode não apenas impactar diferentes classes de profissionais na construção civil - incluindo engenheiros -, como a segurança de obras até mesmo de conjuntos residenciais.

Veja Também: Crise na Construção: queda de edifício no Rio faz novo alerta sobre o perigo das obras irregulares no Brasil

CAU
Imagem extraída de CAU -MT

Em nota oficial, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil afirma repudiar a iniciativa do CFT. Eles acusam a entidade de tentar extrapolar o artigo de Decreto para satisfazer o desejo de alguns profissionais passando por cima de atribuições estabelecidas em Lei Federal, possivelmente impactando e expondo a sociedade a riscos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

"(...) o CAU Brasil e as instituições componentes do CEAU manifestam grande preocupação com esta proposta, pois se faz necessária uma análise comparativa da formação profissional dos técnicos e suas diretrizes curriculares, com a dos profissionais de nível superior que atuam na construção civil, de maneira a garantir a segurança da sociedade." - trecho de reportagem publicada no site CAU-BR.

E você, concorda ou discorda com esta solicitação do CFT feita à Secretaria de Governo? Diga nos comentários!


Fontes: CAU-BR, CFT.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo