Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

[podcast] A engenharia e a obsolescência programada

por Eduardo Mikail | 25/05/2016
Copiado!

obsolescência
substantivo feminino
1. processo de tornar-se obsoleto.
2. condição do que está próximo de se tornar obsoleto.
Fonte: Google

De cara resolvi colocar o significado dessa palavra que por muitas vezes é até difícil de se pronunciar, mas que toca em um tema muito polêmico quando associada com “programada” e “percebida”. Não entendeu? Continua comigo que eu vou te explicar melhor.
UG239-obsolescencia-programada-blog-da-engenharia-ultrageek-rede-geek-02
Nós já falamos aqui sobre A lâmpada que dura 100 anos e A obsolescência tecnológica e a logística reversa, mas quando o assunto é engenharia, o que isso tem a ver? Acontece que essa prática capitalista da indústria, criada na década de 1920 pelo presidente da GM, Alfred Sloan, como uma estratégia comercial, – nada sustentável, diga-se de passagem – é utilizada ainda nos dias de hoje e cada vez mais gera discussões em torno de questões que abordamos em um bate papo descontraído com nossos amigos da Rede Geek, Tato Tarcan e Prof.º Maury, e nós do Blog da Engenharia.
Para se ter um exemplo, essa prática que é recorrente, principalmente nas indústrias de tecnologia, com os smartphones, sistemas operacionais, e também na automobilística com os carros, ocorre quando o fabricante produz determinado bem material com prazo de validade, para o produto se tornar obsoleto, ultrapassado, para que o consumidor atualize e compre a nova geração ou um novo produto. Nisso, com um novo lançamento, ou até então atual fica desvalorizado e leva muita gente a crer que está perdendo dinheiro, haja visto o caso dos carros.
Analisando mais a fundo sobre o tema, surgem alguns questionamentos sobre essa estratégia não sustentável que visa o consumo constante, instiga os usuários a quererem estar na “moda”, e ao mesmo tempo gera uma quantidade absurda de lixo eletrônico todos os anos (já se perguntou onde todo esse lixo vai parar?), impactando o meio ambiente com o lançamento de metais pesados, gasto de energia e emissão de poluentes.
Sabemos que há tecnologias mais avançadas disponíveis, mas não é interessante lançar tudo de uma vez, comercialmente falando.
Dá um play aí e confere tudo e mais um pouco no podcast UltraGeek em um papo bem descontraído:
 

 

O que é um Podcast?
Podcast é um programa no formato de áudio que você pode baixar em mp3 e ouvi quando quiser.

Quer ouvir outros podcasts da Rede Geek? Acessa aí!
//feed.redegeek.com.br/podcasts

//redegeek.com.br
https://www.facebook.com/RedeGeek
https://www.instagram.com/RedeGeek

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários