Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pneus sem ar: uma nova realidade

por Luciana Reis | 28/07/2015
Copiado!

Já imaginou não ser mais necessário se preocupar em calibrar os pneus? No que depender do trabalho da empresa sul-coreana Hankook, esta será uma realidade em um futuro próximo.
Desde 2011 a empresa faz testes para a criação de pneus que não utilizam ar, e neste mês foi anunciado o novo protótipo, o pneu iFlex.
Pneus iFlex blog-da-engenharia

Os pneus sem ar são fabricados com camadas de plástico que garantem a sustentação, e o material utilizado é ecológico, o que possibilitaria a reciclagem depois de inutilizado. O objetivo da utilização do novo modelo de pneu é garantir uma maior eficiência ao veículo.
Diversas empresas trabalham em projetos semelhantes, entre elas a Bridgestone, a Polaris e a Michelin. O modelo “Tweel Airless” da Michelin é um exemplo, mas voltado a veículos agrícolas e quadriciclos. A diferença do protótipo da Kankook é que agora a tecnologia é voltada aos carros convencionais.
pneus-ar-707x400
De acordo com o anúncio da Hankook, foram testados os limites dos novos pneus observando aspectos como durabilidade, estabilidade e velocidade proporcionadas ao automóvel.
Veja neste vídeo como funcionam os pneus:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=DeDinj8ajVE]
Fontes de Referência: Exame, Autoesporte e Hankook
Imagens: Divulgação/Hankook

Copiado!

Comentários