Quando eu era criança, olhava para os adultos e tinha a impressão de que eles sabiam exatamente o que estavam fazendo. Então, me tornei adulta e percebi que a maioria das pessoas estão perdidas. No entanto, existe uma pequena parcela de pessoas que sabem o que são e o que farão para chegar onde querem.
Então, se já aconteceu com você de se sentir estagnado(a) ou não saber o que fazer com a sua vida para chegar onde quer, calma e respira, ninguém nasce sabendo tudo. Estou aqui para te ajudar a ver o caminho que deve percorrer para chegar onde deseja no ambiente em que você está inserido.
Neste texto irei apresentar três passos para você ter mais clareza e fazer um plano de ação para a sua vida profissional.
1- Saber a direção que quer ir
Só você saberá onde quer estar daqui a 3, 5 ou 10 anos. Eu sei que muitas vezes pode ser difícil vislumbrar isso com uma só pergunta “Como você se vê daqui a 10 anos?”, então aqui estão algumas questões para você parar, refletir e anotar, assim, permita-se sonhar.
- O que exatamente estarei fazendo daqui a x anos? (comece com um ano, depois vá para 3, 5 anos).
- Qual será o meu salário?
- Onde estarei morando?
- Para onde vou?
- Qual é o meu negócio?
- Em que devo focar?
- O que eu vendo?
- Qual o meu alvo?
- Terei funcionários? Se sim, quantos?
- Quais serão as qualificações deles?
- Qual a missão da minha empresa?
- Qual transformação eu quero gerar com os meus serviços?
- Quais os valores que regem as minhas decisões?
2- Saber onde você vive e como está
Ao analisar o ambiente que está inserido, é possível ver com mais clareza a tendência. Por exemplo, estamos na era digital e antes da COVID-19 éramos bombardeados com mensagens falando que todas as empresas deveriam aderir à internet. Se instaurou uma pandemia no mundo, vários países aderiram a quarentena e, de fato, as empresas que não estavam no meio digital tiveram que entrar o mais depressa possível.
Uma ferramenta que traz muito resultado na observação de ambiente é a Análise SWOT. Essa análise é dividida em duas partes: características internas (sua ou da sua empresa) e características externas (do ambiente) que não são controláveis. O objetivo é identificar aspectos fortes e fracos. No passo 3 você irá eliminar as ameaças e fraquezas e fortalecerá as oportunidades e forças.
LEIA MAIS
Abaixo estão alguns exemplos de perguntas que você pode responder.
Abaixo está um exemplo:
O que ninguém fala é que a análise swot tem um pulo do gato que faz TODA diferença!!
A parte mais importante do plano de ação e o pulo do gato é o seguinte: você irá listar todas as características de força, fraqueza, oportunidade e ameaça da sua empresa, depois irá elaborar formas de intensificar as qualidades e eliminar os defeitos, cruzando duas informações, já listadas, de cada vez.
Exemplo:
Se você não entendeu, veja o video abaixo:
3- Planejar para agir
Você já se conheceu, se viu no futuro e notou as fraquezas e ameaças. Agora é a hora de planejar as ações para eliminar suas fraquezas, potencializar suas forças, aproveitar as oportunidades e diminuir as ameaças. Tudo isso você pode fazer com o combo conhecimento + habilidade + ação para cada elemento já listado.
Em primeiro lugar, liste todas as ações. Em seguida, anote o motivo, onde, quando, quem será o responsável e quanto tudo custará. Tudo isso fará parte da sua estratégia de mercado.
Fazer esses exercícios te ajudará a alcançar os seus objetivos de modo consistente. O ideal é que você mantenha o foco de planejar, fazer, checar os erros e agir para corrigi-los. Já aviso que terá dias nos quais você irá se perguntar o motivo pelo qual está fazendo tudo isso, terá dias que vai se sentir desanimado. Se acontecer isso, volte para o passo 1 do seu plano de ação e relembre dos seus princípios e valores. Relembrar isso te fará se sentir melhor, acredite.
As técnicas que escrevi aqui são as mesmas que fiz para a minha carreira, espero que te ajude assim como têm me ajudado.
Você tem alguma ferramenta que te ajudou a chegar onde está hoje? Conta aí!