Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Aprenda a fazer o plano de ação para sua vida profissional em apenas 3 passos

por Alliny Izabely | 11/08/2020
Copiado!

Quando eu era criança, olhava para os adultos e tinha a impressão de que eles sabiam exatamente o que estavam fazendo. Então, me tornei adulta e percebi que a maioria das pessoas estão perdidas. No entanto, existe uma pequena parcela de pessoas que sabem o que são e o que farão para chegar onde querem.

Então, se já aconteceu com você de se sentir estagnado(a) ou não saber o que fazer com a sua vida para chegar onde quer, calma e respira, ninguém nasce sabendo tudo. Estou aqui para te ajudar a ver o caminho que deve percorrer para chegar onde deseja no ambiente em que você está inserido.

Neste texto irei apresentar três passos para você ter mais clareza e fazer um plano de ação para a sua vida profissional. 

1- Saber a direção que quer ir

O autor Lewis Carroll sentando em frente a uma mesa com a canela na mão e embaixo um papel. Ao lado da Imagem está uma frase de um dos seus livros: "Alice perguntou: Gato Cheshire... pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar? Isso depende muito do lugar para onde você quer ir - disse o Gato. Eu não sei para onde ir! - disse Alice. Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. (Alice no país das maravilhas)
Imagem: www.pensador.com/

Só você saberá onde quer estar daqui a 3, 5 ou 10 anos. Eu sei que muitas vezes pode ser difícil vislumbrar isso com uma só pergunta “Como você se vê daqui a 10 anos?”, então aqui estão algumas questões para você parar, refletir e anotar, assim, permita-se sonhar.

  • O que exatamente estarei fazendo daqui a x anos? (comece com um ano, depois vá para 3, 5 anos).
  • Qual será o meu salário?
  • Onde estarei morando?
  • Para onde vou?
  • Qual é o meu negócio?
  • Em que devo focar?
  • O que eu vendo?
  • Qual o meu alvo?
  • Terei funcionários? Se sim, quantos?
  • Quais serão as qualificações deles?
  • Qual a missão da minha empresa?
  • Qual transformação eu quero gerar com os meus serviços?
  • Quais os valores que regem as minhas decisões?

2- Saber onde você vive e como está

Ao analisar o ambiente que está inserido, é possível ver com mais clareza a tendência. Por exemplo, estamos na era digital e antes da COVID-19 éramos bombardeados com mensagens falando que todas as empresas deveriam aderir à internet. Se instaurou uma pandemia no mundo, vários países aderiram a quarentena e, de fato, as empresas que não estavam no meio digital tiveram que entrar o mais depressa possível.

Uma ferramenta que traz muito resultado na observação de ambiente é a Análise SWOT. Essa análise é dividida em duas partes: características internas (sua ou da sua empresa) e características externas (do ambiente) que não são controláveis. O objetivo é identificar aspectos fortes e fracos. No passo 3 você irá eliminar as ameaças e fraquezas e fortalecerá as oportunidades e forças.

tabela da análise swot, evidenciando ambiente interno e externo para ajudar no plano de ação

Abaixo estão alguns exemplos de perguntas que você pode responder.

Exemplos de perguntas em uma tabela de analise swot

Abaixo está um exemplo:

tabela da análise swot com exemplo de uma empresa fictícia

O que ninguém fala é que a análise swot tem um pulo do gato que faz TODA diferença!!

A parte mais importante do plano de ação e o pulo do gato é o seguinte: você irá listar todas as características de força, fraqueza, oportunidade e ameaça da sua empresa, depois irá elaborar formas de intensificar as qualidades e eliminar os defeitos, cruzando duas informações, já listadas, de cada vez.

Exemplo:

tabela da análise swot com exemplo de uma empresa fictícia

Se você não entendeu, veja o video abaixo:

3- Planejar para agir

Você já se conheceu, se viu no futuro e notou as fraquezas e ameaças. Agora é a hora de planejar as ações para eliminar suas fraquezas, potencializar suas forças, aproveitar as oportunidades e diminuir as ameaças. Tudo isso você pode fazer com o combo conhecimento + habilidade + ação  para cada elemento já listado.

Em primeiro lugar, liste todas as ações. Em seguida, anote o motivo, onde, quando, quem será o responsável e quanto tudo custará. Tudo isso fará parte da sua estratégia de mercado.

Fazer esses exercícios te ajudará a alcançar os seus objetivos de modo consistente. O ideal é que você mantenha o foco de planejar, fazer, checar os erros e agir para corrigi-los. Já aviso que terá dias nos quais você irá se perguntar o motivo pelo qual está fazendo tudo isso, terá dias que vai se sentir desanimado. Se acontecer isso, volte para o passo 1 do seu plano de ação e relembre dos seus princípios e valores. Relembrar isso te fará se sentir melhor, acredite.

As técnicas que escrevi aqui são as mesmas que fiz para a minha carreira, espero que te ajude assim como têm me ajudado.

Você tem alguma ferramenta que te ajudou a chegar onde está hoje? Conta aí!

Copiado!
Engenharia 360

Alliny Izabely

Formada em Engenharia civil e pós-graduanda em Segurança do Trabalho e também em Avaliações e Perícia de imóveis. Londrinense que ama dançar samba de gafieira. Nas horas vagas também busco a qualidade, só que em conversas, livros e vivência.

Comentários