As pilhas, assim como as baterias, possuem em sua composição produtos químicos que podem contaminar o solo e a água quando o descarte é realizado de maneira incorreta. Felizmente, existe um processo de reciclagem de pilhas. O problema é que a maior parte das pilhas e baterias continua a ser descartada como lixo comum e vai parar nos lixões e aterros sanitários. A Lightors, uma pilha recarregável via cabo USB, promete acabar com parte desse problema.
Veja Também: Você sabe como é feita a reciclagem de pilhas e baterias?
A Lightors pode ser de dois tipos, AA ou AAA, com uma porta de entrada para o carregador micro USB. Ela pode ser recarregada por mais de 500 vezes e utilizada em diversos aparelhos diários, como máquinas fotográficas, controle remoto, calculadora e outros. O preço é bem acessível: em torno de oito dólares o kit com duas pilhas AA e um cabo para carregar, apesar de aceitar os carregadores de celular, tablets e outros eletroeletrônicos. Há uma luz para indicar que o carregamento está completo.
A Lightors é considerada diferente das pilhas recarregáveis disponíveis no mercado por não precisar de uma base para recarregar. Além disso, há a vantagem ambiental. O site da Lightors relata que, segundo dados da Environmental News Network, o consumo anual de pilhas no mundo gira em torno de 10 bilhões de unidades (3 milhões apenas nos Estados Unidos). Destes 10 bilhões, apenas 2% recebe um destino correto, enquanto o restante é descartado no lixo comum e acabam contaminando o meio ambiente. A pretensão dos inventores é reduzir o descarte de 10 bilhões para 20 milhões de unidades descartadas.
O projeto já é um sucesso no site de financiamento coletivo Kickstarter . Confira abaixo um vídeo demonstrativo do uso da Lightors:
Fontes: Lightors; PR Newswire.
LEIA MAIS
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.