Engenharia 360

O que é o tal "Petróleo Branco", grande aposta da Tesla, de Elon Musk?

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/10/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

O que é o tal "Petróleo Branco", grande aposta da Tesla, de Elon Musk?

por Redação 360 | 18/10/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

“Petróleo Branco”; talvez você logo se depare – se é que já não se deparou – com esta expressão em alguma publicação recente nas mídias. Em grande parte, a razão dessa menção é por conta da produção de super empresas como a Tesla, automotiva e de armazenamento de energia norte-americana, cujo CEO é o bilionário Elon Musk – tão controverso e constantemente lembrado aqui, nas matérias do Engenharia 360. A saber, uns dos produtos da Tesla são os carros elétricos. E você pode não saber, mas isso nos diz respeito, sim. Saiba o porquê no texto a seguir!

A relação do Brasil com os carros elétricos da Tesla

O Elon Musk já esteve em território brasileiro para reafirmar o quanto tem interesse no Brasil. Por quê? Bem, para começar, de certo modo, a sua empresa Tesla depende para crescer da produção de commodities em nosso país. É isso que você entendeu, Musk precisa dos brasileiros se quiser continuar mantendo como está a sua grande fortuna.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

lítio - petróleo branco
Imagem reproduzida de Autoesporte – Globo

O desafio do lítio, o “Petróleo Branco” do mundo

O fato é que, neste momento, a Tesla tem alguns desafios imensos para superar antes de tocar para frente os seus planos. Isso inclui resolver a questão das baterias de carros e da oferta de lítio ou, como é chamado, “Petróleo Branco”. Lembrando que os carros elétricos precisam do lítio; porém, este produto concorre com as produções atuais de celulares, câmeras e computadores que também precisam de baterias de lítio. Então, é possível que, por hora, os carros estejam no fim da lista e não consigam receber lítio suficiente. Esta é a real situação!

A saber, estima-se que sejam produzidas hoje 604 mil toneladas do material, mas a procura das indústrias já chega a 684 mil toneladas.

lítio - petróleo branco
Imagem reproduzida de Brasil Escola – UOL
lítio - petróleo branco
Imagem reproduzida de InsideEVs – UOL

Para o Brasil, isso é bom, pois indica que o mercado global está querendo investir demais em lítio – ou “Petróleo Branco”; e é provável que isso só deva crescer nos próximos anos. E o Brasil é o quinto maior produtor do metal em todo o mundo, tendo ainda um imenso potencial para explorar. Enfim, é provável que esta produção de commodity, que simboliza a transição energética mundial, possa transformar a nossa história futura, assim como da Tesla!

Então, a defasagem na oferta do metal pode ser uma tendência, influenciando para que os valores da commodity se mantenham em alta. E nessa “dança das cadeiras” que é a economia, Musk está de olho no metal mineiro.

lítio - petróleo branco
Imagem reproduzida de Click Petróleo e Gás

E aí, como será que vai ser? Acha que o Brasil deve continuar mantendo essa relação estreita com o bilionário? Escreva suas impressões nos comentários!


Fontes: Capitalist.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo