Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pesquisadores desenvolvem material mais resistente e menos denso que o aço

por Larissa Fereguetti | 30/01/2017
Copiado!

Parece uma esponja, mas o material desenvolvido no MIT é dez vezes mais resistente e vinte vezes menos denso que o aço. Ele ainda não tem um nome, mas é feito a partir da compressão e fusão de flocos de um outro material que já falamos aqui no Blog da Engenharia: o grafeno.

Imagem: realclear.com


Alguns materiais bidimensionais são resistentes e possuem propriedades elétricas, mas são de difícil aplicação por causa da sua espessura. No entanto, ao comprimir e fundir os flocos (por meio de calor e pressão), os pesquisadores conseguiram uma estrutura tridimensional, obtendo uma estrutura forte e estável, semelhante à de corais e de algas diatomáceas.
Os modelos feitos no computador foram impressos e submetidos a vários testes. A resistência está mais relacionada com a configuração geométrica que com o material em si, o que leva à perspectiva de que outros materiais igualmente resistentes e menos densos podem ser produzidos utilizando-se uma estrutura geométrica semelhante.

Imagem: 3ders.org


Futuramente, espera-se que o novo material seja usado em larga escala, com aplicações na aviação, construção, automóveis, sistemas de filtragem, armazenamento de energia e outros usos.

Saiba mais:

No vídeo abaixo é possível conhecer um pouco mais sobre o material, além de ver a diferença dos resultados de um teste ao alterar a estrutura do protótipo:

Referências: DailyMail; Digital Trends; Inhabitat.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários