Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Os três pilares da universidade

por Marcus Vinícius de Oliveira Correia | 15/01/2016
Copiado!

Hoje em dia já sabemos que “apenas” assistir aulas não nos torna profissionais completos e interessantes para o mercado de trabalho. As atividades extra curriculares são os diferenciais nos processos seletivos. Mas agora, que atividades são fundadas e indicadas para os estudantes de engenharia?
As atividades extra curriculares geram novas ideias e networking
As grandes universidades hoje se fundam em três pilares para manter a excelência. Veja abaixo:

Acadêmico

Aquele velho e tradicional método de sala de aula, ou seja, só de estar em uma faculdade o estudante já está usufruindo desse pilar. Suas consequências para o mercado de trabalho são as já conhecidas, CR, eletivas que cursou e etc.

+ Pesquisa

Esta é menos explorada pelos alunos mas é possível fazer parte de pesquisas através das iniciações científicas, que concedem ao aluno a oportunidade de auxiliar algum professor em um projeto que o mesmo está participando ou coordenando. Esse é o momento no qual o estudante tem contato com seu curso na prática e muitas das vezes consegue um retorno financeiro com as bolsas dadas pelos órgãos de apoio.

+ Extensão

Esta costuma ser a fase que mais conecta a universidade com a sociedade. Vários projetos no ramo de engenharia podem ser executados nesse ramo, os mais famosos são as empresas juniores, o mini-baja e o aero-modelismo. Muitas das vezes pode não haver o contato técnico com a engenharia mas a grande aprendizagem costuma ser na área de gestão, trabalho em equipe e etc. Por isso, uma boa forma de endossar o própria currículo é fazer parte de alguns desses grupos.
8-habitos-crescimento-profissional-blog-da-engenharia
Um fato que chama atenção é que todas essas oportunidades de crescimento profissional são minoria dentro das escolhas dos alunos. Muitas das vezes, o estudante só se dá conta da importância de cada uma que quer fazer todas juntas nos últimos períodos quando já tem que procurar um estágio. Por isso, é importante deixar claro que todas essas atividades tomam tempo e trabalho mas com certeza agregam muito na vida profissional de qualquer estudante. O mercado de trabalho abraça profissionais que passaram por essas oportunidades. Então, em 2016 aproveite para começar a participar e/ou criar esses projetos em sua faculdade!
 

Copiado!

Comentários