Engenharia 360

Participar de uma Empresa Júnior ajuda na Carreira de um Engenheiro Químico?

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 11/10/2016 | Atualizado em 14/08/2023 4 min
Imagem de @aleksandarlittlewolf em Freepik

Participar de uma Empresa Júnior ajuda na Carreira de um Engenheiro Químico?

por Luciana Reis | 11/10/2016 | Atualizado em 14/08/2023
Imagem de @aleksandarlittlewolf em Freepik
Engenharia 360

Na área da Engenharia, um dos cursos mais in-demand e repletos de oportunidades é o de Engenharia Química. Muitos estudantes possuem questionamentos sobre as perspectivas do mercado de trabalho para engenheiros químicos, as opções disponíveis para futuros profissionais dessa área e os caminhos após a conclusão do curso.

Para fornecer esclarecimentos a quem tem essas dúvidas, o Engenharia 360 realizou uma entrevista com Gabriel Fonseca, presidente da Mult Jr., uma empresa júnior formada por estudantes de Engenharia Química na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A conversa revelou insights valiosos sobre o setor, bem como as vantagens de unir aprendizado teórico com experiência prática.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenheiro químico
Imagem de wayhomestudio em Freepik

Veja Também: Químicos descobrem material que praticamente NÃO conduz calor

Perspectivas de carreira para engenheiros químicos

É fundamental compreender que o curso de Engenharia Química é altamente procurado, oferecendo uma vantagem significativa devido à ampla gama de áreas de atuação disponíveis.

Hoje em dia, um engenheiro químico tem a oportunidade de trabalhar em diversas indústrias, incluindo a química, farmacêutica, alimentícia, siderúrgica, energética, entre outras. As indústrias requerem profissionais capazes de otimizar processos e eficiência, visando aumentar a produção, reduzir custos e recursos utilizados, e até mesmo impulsionar a inovação, seja através da criação de novos produtos ou métodos inovadores de condução de processos.

engenheiro químico
Imagem de Freepik

Veja Também: Estudante: descubra qual a importância de participar de atividades extracurriculares

Valor da Habilidade de Solução de Problemas na Carreira de Engenharia

Já se perguntou por que o trabalho de um engenheiro é tão valorizado no mercado? Semelhante a outras áreas, a carreira em Engenharia enfrenta desafios e incertezas durante crises, no entanto, continua sendo uma das mais procuradas devido às oportunidades que oferece. Engenheiros possuem uma vantagem singular em relação a outras carreiras: a habilidade excepcional de resolver problemas. Essa característica capacita engenheiros a assumirem cargos de gerência e a se adaptarem a diferentes setores dentro do campo de atuação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Qual é a diferença entre um Engenheiro de Produção e um Engenheiro de Produção Jr?

Vantagem das Empresas Juniores e Projetos na Engenharia

As atividades e o acompanhamento do desempenho dos estudantes na Mult Jr. destacam a importância de um investimento contínuo na carreira. Um diferencial valioso para futuros engenheiros é a participação ativa em empresas juniores. "Acho que para os alunos as maiores vantagens são: ter um contato precoce com o mercado, aprender desde cedo o que você vai fazer na Engenharia Química e ter conhecimento do funcionamento de uma empresa", afirma Gabriel.

O funcionamento dessas empresas juniores geralmente é independente da faculdade, permitindo que estudantes gerenciem atividades administrativas, recursos humanos, finanças e marketing. Projetos são desenvolvidos pelos estudantes sob a orientação de professores especializados em suas respectivas áreas, e a experiência adquirida é crucial para o desenvolvimento profissional.

engenheiro químico
Imagem de @aleksandarlittlewolf em Freepik

Uma vantagem de contratar serviços de uma empresa júnior, em comparação com uma empresa sênior, é o custo reduzido de projetos conduzidos por estudantes comprometidos, supervisionados por professores experientes e frequentemente utilizando recursos e instalações de pesquisa das instituições educacionais. Os pagamentos dos clientes são reinvestidos em cursos e melhorias na empresa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para ilustrar os tipos de projetos, na Mult Jr., destaca-se o trabalho em otimização de processos industriais, redução de gastos energéticos e tempos de produção, além de iniciativas voltadas para neutralização de emissões de carbono e tratamento de resíduos industriais. Alguns desses projetos possuem características da Engenharia Ambiental. Um exemplo relacionado à Engenharia de Alimentos foi a produção de tempero para salgadinhos.

Gabriel enfatiza um projeto recente no qual está envolvido: "Trata-se de um produtor no Piauí que fabrica cera de carnaúba. Ele deseja diversificar essa cera, normalmente exportada, em outros materiais. É incrível transformar o sonho de um produtor no Piauí em realidade por meio de nossos projetos e esforços, convertendo-o em um empreendimento efetivo."

Diversas opções de carreira e enfrentando desafios

As crises que afetam o país têm impacto em vários setores, tornando essencial ampliar as opções de carreira e desenvolver habilidades. Mesmo com formação em Engenharia Química, o profissional pode atuar em áreas que extrapolam a Engenharia, aproveitando os conhecimentos adquiridos durante o curso, complementados por especializações voltadas para carreiras específicas.

engenharia-química-mercado
Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

"Observamos muitos engenheiros que hoje são CEOs de grandes empresas, pois a combinação de conhecimentos em administração com habilidades técnicas pode ser adquirida por meio de cursos complementares, como Pós-Graduações e MBAs. Ter cinco ou seis anos de experiência em resolver problemas dá ao engenheiro uma vantagem para atuar com sucesso nesses setores", aponta Gabriel, destacando também as oportunidades na consultoria estratégica.

Resumindo, envolver-se em empresas juniores definitivamente beneficia estudantes de engenharia. A Engenharia Química oferece um campo amplo de atuação, gerando diversas oportunidades. Os conhecimentos adquiridos durante o curso permanecem valiosos, mesmo que a atuação profissional futura se estenda para outras áreas.

Veja Também:


Fontes: Mult Jr. , Guia do Estudante

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Imagem padrão usuário

Luciana Reis

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo