Quando você tem uma festa para ir, não se preocupa com a vestimenta? Então, o mesmo deve ser feito na hora de ir à faculdade, entrevista de emprego ou mesmo para o emprego definitivo! Afinal, como será que os engenheiros se vestem, ou melhor, devem se vestir no exercício do seu trabalho? Claro que, acima de tudo, precisamos lembrar dos EPIs ou Equipamentos de Segurança, essenciais para a proteção dos profissionais durante as suas atividades em canteiros de obras, laboratórios de testes, e mais. Só que, fora o que pede a legislação, existem as exigências das empresas, preferências pessoas, modismos e mais.
Opinião dos nossos colaboradores
Indagamos os redatores colaboradores do 360 sobre essa questão da vestimenta. Sabe o que disseram? Bem, primeiro, que é preciso escolher peças que ofereçam segurança e praticidade! Inclusive, comentaram sobre a importância da escolha de um sapato adequado. E qual a combinação certa, então? Bem, uma ideia é o bom e velho jeans, sapato ou sapatênis, mais camisa social ou camisa polo.
Mas e dentro de fábricas? Pode ser que seja exigido uniforme, capacete, coturno, óculos de proteção e protetor auricular tipo concha. Claro que nem é preciso dizer que em ambientes assim, sobretudo em indústria alimentícia e farmacêutica, não se pode usar barba, por exemplo. Em zonas limpas, é preciso roupa de proteção por cima da roupa "normal", além de touca, máscara, sapatilha e mais outros itens que são geralmente fornecidos pela própria empresa onde o engenheiro trabalha.
Como bem pode-se entender, moda de vestuário para engenheiros não era para ser um assunto importante, mas acaba sendo por várias razões. Sim, voltamos à segurança. Mas tem também a questão da imagem que o próprio profissional vai passar para um cliente, corpo diretivo e por aí vai.
Engenheiros no mercado de trabalho
"Vestir as roupas certas no trabalho é importante para o sucesso e progresso. A regra geral é vestir-se de acordo com o código determinado na empresa de engenharia. Muitas ainda incluem guias de vestuários do trabalho. O truque é descobrir detalhes sutis, especialmente se não houver nada determinado."
- trecho de reportagem site eHow.
Especialistas em Recursos Humanos indicam que há, sim, certo "código de vestimenta formal" para engenheiros na maior parte das empresas. E isso deve ser visto como problema? Desde que nada esteja ferindo algum código moral, sem problemas! A ideia é que não só a roupa, mas a atmosfera do local de trabalho seja séria, mas também casual, que façam as pessoas se sentirem protegidas e confortáveis. Mas até pode acontecer, em alguns casos, de alguns se vestirem de ternos, como é o caso dos engenheiros que se dedicam ao mercado financeiro.
Na dúvida, para não "errar na dose" de formalidade ou casualidade, observe antes as outras pessoas que trabalham na firma de engenharia. Como homens e mulheres se vestem? O que será que se encaixa com o estilo da empresa? Isso também pode exigir uma análise de penteado, maquiagem e acessórios. Também pode ser uma boa evitar estilos extremos e cores inusitadas. Ademais - de novo, pensando no estilo da empresa -, talvez seja bom também não expor tatuagens.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por fim, o básico: roupas sempre limpas e passadas! Peças que revelam muito o corpo... apertadas... saltos muito altos..., melhor não.
Lembrando, que nada disso deve ser considerado como preconceito com estilos de pessoas e seus gostos. É que tudo tem a sua hora e o seu lugar! E em ambientes onde nos são exigidas atividades tão complexas e somos expostos a tantas situações inseguras, melhor não arriscar! Menos é mais!
Participaram da produção deste artigo os seguintes redatores colaboradores: Daniel dos Santos Silva, Diego Rafael Santos, Simone Tagliani, e Cristiano Oliveira da Silva.
Fontes: eHow.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.