Calculadora é tudo igual? Definitivamente não! E, justamente por isso, muitos engenheiros e engenheiras procuram a gente pedindo dicas sobre qual modelo escolher. Se esse é o seu caso, confira as 6 dicas que preparamos com o que levar em conta na hora de escolher uma calculadora.
1. Preço
Esse, com certeza, é o fator mais importante, mas não vá pensando que uma calculadora baratinha vai ser a melhor opção. Como diz o ditado, às vezes, o barato sai caro e uma economia inicial pode se transformar em uma despesa maior lá na frente. Por isso, mais do que o preço da calculadora, leve em conta o seu custo/benefício.
2. Permitida em provas
Isso costuma variar de professor para professor e de faculdade para faculdade, mas, em geral, a maioria dos professores deixa o aluno usar uma calculadora científica e não permite uma calculadora gráfica nas provas. Vale a pena verificar na sua instituição antes de ir adiante.
3. Usabilidade
Algumas calculadoras são tão complicadas que é preciso fazer um curso para aprender a usar, o que vai demandar mais tempo e mais dinheiro. Por isso, procure por modelos intuitivos, que sejam fáceis de manusear.
4. Portáteis
Uma boa calculadora não precisa ser um trambolho. As gráficas, por exemplo, costumam ser muito grandes. Mas é possível encontrar modelos fáceis de transportar, por serem pequenos, mais finos e caberem no bolso. Vale a pena verificar também seu design e estrutura.
5. Funções
Tão importante quanto os itens acima é saber a configuração da calculadora e as funções que ela oferece. Ela monta planilhas? Permite cálculos de matriz, vetores, integral, diferencial, equações, inequações, proporções e variáveis?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
6. Garantia
Não vá pensando que a calculadora vai ser usada somente na sala de aula. Ela é um patrimônio que vai te acompanhar durante muitos anos da sua vida acadêmica e profissional. Até mesmo por isso, vale checar qual a sua garantia.
+ Então, qual escolher?
Um modelo que preenche os 6 critérios acima é a Casio Classwiz. Elas são científicas, mas também geram gráficos e possuem um bom custo/benefício, podendo ser encontradas no mercado a partir de R$ 99,00. Além disso, são permitidas em provas e possuem menu em ícones e em português. Outra vantagem é que elas possuem uma estrutura fina e arredondada que se encaixa bem na mão e vem com tampa protetora de encaixe, tudo isso em menos de 220 gramas e, ainda, com garantia de 3 anos.
Aproveite para saber mais na página oficial da marca no Facebook.
Veja Também: Review 360 - calculadora CASIO fx-991LAX