Antes de construir fundações e erguer alvenarias de casa, há uma etapa - não sei se você sabe - que é muito importante para o sucesso de uma obra. Essa é a etapa de planejamento! O Engenharia 360 traz hoje uma lista de tudo que você precisa fazer para organizar e poupar com a construção da sua futura residência. Acompanhe no texto a seguir!
#1 Busque por um bom profissional
Você não pode entregar nas mãos de um desconhecido o sonho de uma vida inteira sem que, antes, obtenha informações suficientes para sua segurança. Portanto, busque referências do profissional que pretende contratar - se puder, entre em contato com antigos clientes, faça visitações em obras concluídas, e faça todas as perguntas que desejar para o construtor. E antes da obra começar, não se esqueça de se certificar de que o profissional emitiu a ART.
#2 Escolha o local ideal para construir
Encontre um bom corretor de imóveis de sua confiança e peça ajuda para escolher o terreno ideal para o seu futuro imóvel. Diga, tanto para ele quanto para o seu arquiteto ou engenheiro civil, quais são os seus objetivos. Todos esses profissionais, juntos, irão lhe ajudar a compreender se as características e as metragens do lote visto batem com as proporções daquilo que você deseja construir.
Não esqueça também de consultar a prefeitura local para saber qual área pode ser edificada dentro do terreno que você cogita comprar. Veja, por exemplo, quais são as exigências quanto a recuos mínimos de frontal, as laterais, os fundos, altura máxima, o código de edificações, a lei de zoneamento do município, bem como o código de posturas e a área de proteção permanente.
Além disso, é preciso estar atento quanto às legislações estadual e federal relacionadas ao meio ambiente. Também se, no local, existe rede de energia, água, esgoto e gás, além de cabos telefônicos e de internet. Aliás, se não existir rede de água, por exemplo, o abastecimento deverá ocorrer por meio de uma cisterna ou poço. E não ignore a insolação do terreno; isso é fundamental para se ter o sol como aliado para uma moradia saudável! Bem, mas não se preocupe, estas são respostas que o seu projetista poderá lhe dar!
#3 Monte um cronograma financeiro
Depois que você decidir qual terreno deseja comprar e fizer a aquisição da propriedade para construir, o seu arquiteto ou engenheiro já pode tratar do projeto preliminar para entender como será a edificação - método construtivo, acabamentos e mais. Com essas informações, já é possível montar um orçamento prévio e um possível cronograma de todas as etapas seguintes - de projeto, aprovação, compra de materiais, contratação de mão de obra, e execução.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Com esse programa bem detalhado será mais fácil estabelecer prazos e cobra-los! E prepare-se para custos extras, como limpeza de terreno e levantamento topográfico!
#4 Acompanhe o andamento da obra
É fundamental que o arquiteto ou engenheiro civil se responsabilize e acompanhe o andar do projeto desde a aprovação da prefeitura até a entrega da chave. Mesmo assim, você também deve ficar atento ao andamento das etapas. Nunca é demais buscar conhecer os materiais e processos que foram sugeridos para a execução da obra. Não tente fazer economias bestas como evitar contratar especialistas em estrutura, elétrica, hidráulica e mais. E exija que todos os tratamentos sejam realizados e que desperdícios sejam evitados - ações como estas devem impactar no orçamento final daquilo que vai construir!
Confira: Curso AutoCAD 2D, 3D e Projetos de Prefeituras
#5 Armazene os materiais adequadamente
Para evitar gastos indevidos, evite comprar de uma vez todos os materiais, sempre levando em consideração o que é previsto no calendário de obra. Itens como areia, madeira e tijolos devem ser armazenados adequadamente. Do mesmo modo o cimento; esteja atento ao seu prazo de validade. Planejar a execução para uma época sem chuvas pode favorecer seus planos para que não haja atrasos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quanto menos desperdício e mais reaproveitamento mais sustentável será a sua construção de moradia! E se quiser ainda ser mais eco-friendly, peça para o seu projetista que elabore um plano de uso de materiais reciclados ou feitos com selo verde, mais a captação da água da chuva e geração de energia por placas solares! Garantir a iluminação e ventilação natural para reduzir custos com energia elétrica e regular a temperatura da residência também é uma excelente ideia!
#6 Tenha um plano para a área externa da casa
O paisagismo é como a moldura da arquitetura residencial. Não deixe o seu terreno apenas com entulhos pós-obra. Reserve uma quantia das suas finanças para a compra de espécies adequadas para o clima local. E coloque no seu cronograma também o momento de pôr em prática a etapa de jardinagem. Assim, a sua residência ficará ainda mais bonita e parecida com aquilo que você sempre sonhou em ter! Por último, basta pegar as chaves e ser feliz!
Veja Também: O que é (e como fazer) um Levantamento Arquitetônico?
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.