Engenharia 360

Net Metering na Engenharia: Transformando Energia Solar em Economia Sustentável

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/01/2024 4 min
Imagem de pvproductions em Freepik

Net Metering na Engenharia: Transformando Energia Solar em Economia Sustentável

por Redação 360 | 24/01/2024
Imagem de pvproductions em Freepik
Engenharia 360

O mundo da engenharia de energia vive hoje um momento determinante, cujo desafio é apresentar soluções para o esgotamento inevitável das fontes tradicionais. Por outro lado, apesar dos constantes recordes de consumo de energia, tem havido um crescimento positivo na conscientização ambiental dos consumidores. Nesse cenário, surgiu o conceito de net metering, cujo funcionamento e benefícios exploraremos no texto a seguir, do Engenharia 360!

O que é net metering?

Net metering nada mais é do que um modelo de compensação de energia elétrica. O objetivo é que os consumidores de energia renovável, como energia solar, possam compensar o excedente de energia gerada em suas propriedades com o consumo de energia da rede elétrica. Ou seja, a produção de energia que não será utilizada é enviada para a rede da concessionária; mas se não há produção, o consumidor utiliza a energia dessa rede para seu consumo. Ao final do mês, o saldo é então compensado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O sistema net metering promove independência da rede convencional e impulsiona a geração de energia limpa, contribui para a sustentabilidade e diminui custos.

Net Metering na Engenharia
Imagem reproduzida de Newfoundland & Labrador Hydro

Diferenças entre net metering e tarifação feed-in

É essencial distinguir entre net metering e tarifação feed-in. No net metering, a compensação ocorre na conta de energia do proprietário por meio de créditos, enquanto na tarifação feed-in, a energia é vendida à rede a um preço fixo. Compreender essas diferenças é crucial ao considerar a adoção de sistemas de geração de energia renovável.

Como funciona o net metering?

Citamos anteriormente que é possível, em alguns momentos, que a quantidade de geração de energia no sistema de produção instalado na casa do consumidor, como painéis solares, exceda o consumo da unidade e que, nesse caso, o excedente é enviado à rede elétrica.

Pois bem, essa transferência é medida por um medidor bidirecional, com instalação de responsabilidade da concessionária. Esse medidor registra a energia consumida da rede e a energia injetada na rede. Daí todo o saldo positivo (energia injetada) é convertido em créditos de energia. E os créditos de energia podem ser utilizados para compensar o consumo de energia da unidade consumidora em meses subsequentes.

Net Metering na Engenharia
Imagem reproduzida de Greenvolt

Quais são as vantagens do net metering?

Talvez devêssemos começar este tópico destacando que a maior vantagem da prática do net metering é a contribuição para a sustentabilidade do meio ambiente, já que estimula que os consumidores utilizem fontes de energia renováveis e limpas. Ademais, o net metering também pode contribuir para o aumento da segurança energética do país, pois permite que os consumidores reduzam sua dependência da rede elétrica convencional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para empresas que adotam sistemas fotovoltaicos, a redução das suas contas pode chegar até 90% com o net metering, gerando economias significativas. Nesse processo, pode-se obter uma melhora na marca, indicando modernidade, comprometimento e responsabilidade ambiental. Por fim, apesar do investimento inicial, o retorno médio ocorre em 6 a 8 anos, oferecendo ganhos a longo prazo.

Net Metering na Engenharia
Imagem de d3images em Freepik

Qual a regulamentação do net metering no Brasil?

Imagine a complexidade da condução da gestão dos créditos de um net metering para múltiplas unidades consumidoras. Podem ser necessários mediadores especializados para verificações e cálculos. Por isso, se faz necessária uma regulamentação do sistema.

No Brasil, desde 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é o órgão que regulamenta o net metering. Inclusive, é a Resolução Normativa nº 482 deste ano que estabelece as condições gerais para o acesso de micro e minigeradores de energia elétrica aos sistemas de distribuição de energia elétrica, incluindo o sistema de compensação de energia elétrica. Diz-se que consumidores com sistemas renováveis de até 5 MW podem aderir ao sistema, compensando a energia gerada na conta de energia.

Net Metering na Engenharia
Imagem de pvproductions em Freepik

Quais as perspectivas para a utilização do net metering no futuro?

A regulamentação do net metering por parte da ANEEL já ajudou a impulsionar a adoção de sistemas como fotovoltaicos no Brasil. Mas o consumidor que quiser aderir ao modelo, visando economia na conta de luz, deve estar atento aos requisitos. Os mesmos podem variar, mas geralmente incluem bidirecionalidade, conexão à rede elétrica, autorização, conformidade com regulamentações locais e medição precisa. Adquirir autorização da concessionária é crucial, garantindo a supervisão adequada e o cumprimento das normas de segurança.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Claro que os engenheiros desempenham um papel fundamental na implementação do net metering, desde a instalação de sistemas de geração de energia renovável até a garantia de conformidade com regulamentações locais. Além disso, cabe a esse profissional o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para facilitar a gestão e otimização dos sistemas.

Veja Também:


Fontes: Sunne.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo