Engenharia 360

O que é eflorescência e como resolver?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 22/07/2024 4 min
Imagem de Frank Vincentz reproduzida de Archtrends

O que é eflorescência e como resolver?

por Simone Tagliani | 22/07/2024
Imagem de Frank Vincentz reproduzida de Archtrends
Engenharia 360

Você já percebeu aquelas manchas brancas ou cristalinas que aparecem de vez em quando em superfícies de concreto, alvenaria e revestimentos cerâmicos? Sabe por que isso ocorre? Isso chama-se eflorescência (sinais de umidade), um fenômeno comum em diversos tipos de estruturas de construção civil que pode comprometer as obras de engenharia - sobretudo sua durabilidade. Neste artigo do Engenharia 360, vamos explorar suas causas, possíveis prevenções e formas de tratamento. Confira!

eflorescência
Imagem reproduzida de Medium

Entendendo o fenômeno da eflorescência

Antes de tudo, vale dizer que a formação de eflorescência é algo que está totalmente ligado à presença de água e sais solúveis nos materiais de construção, ficando depositados na superfície dos elementos. Nesse processo químico, a água evapora e os sais presentes no cimento e na cal (principalmente o hidróxido de cálcio) se cristalizam, resultando nas tais manchas brancas. Um problema desses não só incomoda na aparência, mas, se não tratado, pode prejudicar a durabilidade da estrutura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Principais causas da eflorescência

  • Infiltração de água, que penetra nos poros dos materiais, dissolvendo os sais presentes - transportados para a superfície pela evaporação.
  • Uso de materiais com elevado teor de sais solúveis.
  • Uso de areia com impurezas na preparação do concreto, tornando a mistura menos densa e mais porosa, o que facilita o transporte dos sais pela água.
  • Excesso de água na mistura do concreto, aumentando a chance de eflorescência.
  • Ambiente com alta umidade e temperatura elevada, que acelera as reações químicas que causam a eflorescência, sendo o calor um catalisador.
  • Fissuras nos rejuntes e revestimentos, deixando espaços vazios que permitem a entrada de água.
eflorescência
Imagem reproduzida de Mapa da Obra

Como prevenir a eflorescência

Prevenir a eflorescência nas construções não é, em tese, uma tarefa tão difícil quanto se parece. Mas essa prevenção é mesmo fundamental, garantindo a durabilidade e a estética das obras de engenharia.

A primeira coisa é utilizar materiais de boa qualidade, com baixo teor de sais solúveis, incluindo cimentos pozolânicos (CPIV) ou de alto forno (CPIII). Isso deve reduzir a quantidade de hidróxido de cálcio na composição do concreto, diminuindo a probabilidade de formação de manchas. Ademais, controlar preparação do concreto, evitando areias com impurezas e excesso de água, respeitando o tempo de cura e a hidratação adequada.

Vale também impermeabilizar as estruturas, criando uma barreira contra umidade. E, por fim, realizar manutenções periódicas para identificar e corrigir fissuras e danos nas juntas de movimentação, por onde pode infiltrar água e formar, consequentemente, a eflorescência.

eflorescência
Imagem de Frank Vincentz reproduzida de Archtrends

Como remover eflorescência

  • O primeiro passo é identificar a fonte da patologia, como infiltrações, vazamentos ou problemas de drenagem.
  • Em casos simples, basta remover os depósitos salinos com aplicação de ácidos como acético ou sulfâmico - sempre seguindo as orientações dos fabricantes e lavar bem a área após a aplicação do ácido para evitar danos adicionais. Depois, aplicar impermeabilizantes na área afetada ou aplicar mantas impermeáveis para evitar que a eflorescência volte.
  • Se a eflorescência causou danos significativos, pode ser necessário reparar ou até mesmo substituir partes da estrutura afetada.
  • E realmente para uma solução definitiva só mesmo controlando a fonte da umidade que está causando a eflorescência, o que envolve consertos e melhorias estruturais.

De todo modo, a melhor decisão que se pode tomar é contar com a ajuda de um profissional especialista em estruturas, que pode avaliar melhor a extensão dos danos e apresentar as devidas soluções de reparo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

eflorescência
Imagem reproduzida de Pointer

Enfim, a eflorescência é um problema de construção, mas que pode ser prevenido e tratado com medidas adequadas de engenharia. Ao seguir as orientações apresentadas neste artigo (utilização de materiais de qualidade, impermeabilização e controle de umidade), o profissional pode minimizar os riscos associados à sua obra, garantindo a durabilidade e estética das edificações. Esse é o único jeito de remover as manchas e evitar danos maiores às estruturas.

Veja Também: 9 Patologias na Construção Civil: Causas, Sinais e Soluções


Fontes: Blog ObraMax, Pointer, AEC Web.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo