Engenharia 360

O que é um telhado invertido e quais seus benefícios para a construção civil?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 05/10/2024 5 min
Imagem reproduzida de Hiroyuki Oki, CASACOR

O que é um telhado invertido e quais seus benefícios para a construção civil?

por Simone Tagliani | 05/10/2024
Imagem reproduzida de Hiroyuki Oki, CASACOR
Engenharia 360

A arquitetura contemporânea é capaz de chegar a soluções surpreendentes e inovadoras, sobretudo se é para enfrentar os desafios climáticos e promover práticas mais sustentáveis na construção civil. Um exemplo marcante aplicado a novos projetos de moradia é o telhado invertido. Essa técnica vem ganhando adeptos por conta de sua incrível eficiência energética e ambiental. Confira mais detalhes sobre esse modelo de estrutura no artigo a seguir, do Engenharia 360!

Surgimento da técnica de telhado invertido

A técnica do telhado invertido tem suas raízes em projetos arquitetônicos que buscam soluções sustentáveis e eficientes. O foco principal é alcançar a capacidade de promover eficiência energética e ambiental, com o máximo de ventilação natural e conforto térmico nos interiores do imóvel. E, a saber, maioria dos exemplares pode ser encontrada em um contexto de clima tropical, quente e úmido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alguns autores de livros de engenharia nomeiam 'telhado invertido' aqueles telhados que, ao invés dos modelos tradicionais, onde a impermeabilização é feita abaixo do revestimento, recebem a camada de impermeabilização diretamente sobre a laje, seguida por uma capada de proteção (como pedras ou vegetação). Essa abordagem, em tese, melhoraria a durabilidade de estruturas.

Agora, neste texto, queremos destacar outro formato de telhado invertido, que é aquele cujas as águas - superfícies planas e inclinadas - são voltados para dentro da edificação, direcionando a água da chuva para um sistema de captação eficiente. Esse tipo de estrutura é alta na parte externa e menor na parte interna, criando um efeito de "funil", que captura e distribui os ventos pelas áreas internas da residência.

Veja Também: Descubra como o telhado côncavo está revolucionando a sustentabilidade em áreas áridas

Funcionamento de um telhado invertido

Condução das águas

Num telhado invertido plano, a manta impermeabilizante é aplicada direto sobre a laje (limpa e livre de irregularidades), recebendo uma camada extra de proteção mecânica. E vale destacar que, nesse casso, é fundamental prever um sistema de drenagem que garanta que haja uma drenagem adequada no local para evitar o acúmulo de água.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já no segundo modelo, com o ponto mais alto nas extremidades e o ponto mais baixo no centro ou em outras áreas estratégicas (como um pátio), a água da chuva é coletada por uma rede de calhas e ralos, podendo ser conduzida para uma cisterna ou sistema de coleta de medula e reutilizada, sem acúmulos ou infiltrações.

telhado invertido
Imagem de Desai Chia Architecture reproduzida de Tua Casa
telhado invertido
Imagem de @manualdoarquiteto reproduzida de Studio in Designs

Iluminação e ventilação

O telhado invertido pode melhorar a ventilação das edificações, pois, a depender de sua estrutura, pode captar ventos vindos de diversas direções, canalizando o ar para os interiores. Isso geralmente é feito por meio de estruturas estrategicamente posicionadas, como claraboias, janelas e pátios internos.

A casa então fica fresca de maneira passiva, sem precisar de ar condicionado. Aliás, o design invertido de seu telhado também favorece a entrada de luz natural, suprindo a necessidade de iluminação artificial. Enfim, tem-se ambientes mais saudáveis e confortáveis do que nunca!

telhado invertido
Imagem reproduzida de Hiroyuki Oki, CASACOR
telhado invertido
Imagem reproduzida de ArchDaily

Estrutura e cobertura

A estrutura de um telhado invertido requer uma base sólido, tanto para suportar o peso do próprio telhado quanto para lidar com a drenagem da água. Elementos estruturais como vigas e pilares são fundamentais para dar suporte ao formato inclinado e evitar deformações ou colapsos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, como o telhado é mais alto nas extremidades, as forças de longitude e tração devem ser cuidadosamente calculadas para evitar problemas estruturais. Neste caso, o uso de materiais resistentes, como aço, é comum para garantir que a estrutura suporte o peso de tudo e as condições climáticas extremas, como ventos fortes e chuvas intensas.

É possível cobrir telhados invertidos com materiais como telhas cerâmicas, e até acrescentar placas solares. Como num telhado convencional, o espaçamento entre as peças deve ser controlado.

telhado invertido
Imagem reproduzida de Blog Aquitetura e Energia

Principais vantagens dos telhados invertidos

Como citamos antes, os telhados invertidos oferecem várias vantagens para os projetos de engenharia e a construção civil, incluindo:

  • Ventilação natural maximizada.
  • Circulação eficiente de ar, melhorando o conforto térmico dos ambientes internos.
  • Redução de sistemas mecânicos de climatização, tornando as construções mais sustentáveis e econômicas.
  • Conservação de recursos hídricos, aproveitando um recurso natural para atividades diárias.
  • Sustentabilidade e ecoeficiência, promovendo uma construção mais amigável ao meio ambiente.
  • Design funcional e estético, com solução visualmente atraente, combinando beleza arquitetônica com funcionalidade - combinando com áreas urbanas e rurais.

Exemplo prático de arquitetura com telhado invertido

No Brasil, o conceito de telhado invertido não é tão comum, mas tem ganhado espaço em projetos de residências e comércios de design moderno. Porém, o exemplo arquitetônico que trouxemos para este texto é o de uma obra erguida no Vietnã, a Tile House, de Dinh Anh Tuan. Essa construção de residência trata-se de um modelo a ser seguido na engenharia. Ela se vale de materiais naturais e técnicas sustentáveis para a criação de ambientes confortáveis e ecologicamente corretos.

telhado invertido
Imagem de The Bloom Architects reproduzida de CicloVivo

Seu telhado e até paredes do segundo e terceiro andares são cobertos de telhas vermelhas de cerâmica. No volume, podemos perceber pequenas aberturas que facilitam a ventilação natural. Além disso, um pátio central foi estrategicamente posicionado para distribuir luz e ar pelos espaços internos, aumentando ainda mais o conforto térmico e a qualidade dos ambientes. Por fim, o sistema de coleta de água e ventilação natural ajudam a promover um estilo de vida mais racional e integrado com o meio ambiente.

@ecoup_br

Descubra a Tile House, uma obra-prima arquitetônica de Dihn Anh Tuan. Seu telhado invertido, feito de telhas vermelhas de argila, proporciona ventilação natural e conforto térmico, enquanto os pátios verdes ao redor a tornam uma fusão perfeita entre design e natureza. Quais são suas opiniões sobre esse projeto? Deixe nos comentários. 💬👇 E compartilhe para mais pessoas conhecerem. 📢💚 . . . . .#sustentabilidade #arquiteturasustentavel #ecoup #sustentabilidadeambiental

♬ som original - Eco up

Veja Também:


Fontes: Casa Cor - Abril, Ciclo Vivo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo