Engenharia 360

O que é Biometano e qual a sua utilização na Engenharia?

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de Aepet

O que é Biometano e qual a sua utilização na Engenharia?

por Redação 360 | 04/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Imagem reproduzida de Aepet
Engenharia 360

Nos últimos anos, o governo federal tem lançado várias linhas de crédito para o mercado de biometano - criando o conceito "crédito de metano" -, além de incentivos fiscais para projetos neste setor. Um dos focos é geração de eletricidade - já que o insumo poderia ser injetado na malha de gasodutos. O Brasil tem hoje 44 usinas termelétricas a biogás em operação, segundo dados da Aneel. E, a saber, o biometano é um gás oriundo do biogás - só que tendo maior poder de combustão que o biogás. Saiba mais no texto a seguir!

A produção do biometano

O biometano (CH4) é obtido pela retirada de vapor de água, gás carbônico e sulfeto de hidrogênio. Como dito antes, trata-se de um combustível derivado do biogás - este, por sua vez, composto pelos gases carbono e metano - excelente combustível, com efeito estufa 20 vezes maior que o CO2 quando liberado para a atmosfera -, e produzido a partir de rejeitos orgânicos de atividades agropecuárias e antrópicas, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

biometano
Imagem reproduzida de Figener

Hoje, no Brasil, já existem 10 usinas de biometano. As mesmas encontram-se localizadas no Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Ainda existe a perspectiva de construção de novas usinas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nestes locais, o biogás passa por um processo de purificação, com redução do teor de gás carbônico, além de remoção de gás sulfídrico e teor de água. No fim, o que se tem é algo, em composição, parecido com gás natural - ou 90% de metano.

Hoje, no interior do nosso país, a maior oferta é de gás natural. Contudo, são nesses locais que encontramos mais da produção agropecuária - o melhor insumo. Por hora, o biometano só é considerado uma alternativa onde há malha de gasodutos disponível, ou seja, na zona da costa. Do contrário, se fosse possível unir 'produção e demanda' seria perfeito! Então, investir na interiorização deste produto, ou melhor dizendo, na descentralização do biometano, poderia ser bem interessante para o país.

biometano
Imagem reproduzida de Portal do Agronegócio

As aplicações do biometano

É preciso destacar que a qualidade do biocombustível no Brasil, assim como sua composição, é regulada por duas resoluções, publicadas em 2015 e 2017.

Por diferentes razões, todas as aplicações do insumo fóssil podem ser substituídas por biometano. Para começar, como combustível automotivo - apresentando comportamento semelhante ao GNV -, para ser usado no lugar da gasolina e do diesel em veículos leves e pesados. Aliás, o biometano pode ser 30% mais barato que o óleo diesel. E o biometano também pode ser usado como combustível em veículos do ciclo Otto - ou seja, em motores de combustão interna - e em veículos pesados dual-fuel, que usam diesel e gás natural.

Agora, uma segunda serventia: o biometano é fonte para a geração de energia elétrica, sim!

biometano
Imagem reproduzida de biometano energia

A mobilidade das cidades com biometano

Dizem que o biometano seria a melhor aposta para uma mobilidade sustentável para cidades inteligentes. Primeiro, porque pode contribuir para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, originados em grande excesso nos veículos movidos a combustíveis fósseis, derivados do petróleo. Outras vantagens seriam:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • oferecer melhor destino para resíduos orgânicos;
  • fomentar uma economia mais sustentável;
  • ter custo justo para o consumo da energia;
  • e reduzir o lançamento de metano na atmosfera, amenizando os impactos no avanço do aquecimento global.

E, para finalizar, é a resolução da 08/2015 da Associação Natural de Petróleo (ANP) que controla a comercialização do biometano para uso de gás veicular (GNV) e para instalações residenciais destinado ao uso de gás veicular (GNV) e às instalações residenciais e comerciais.

biometano
Imagem reproduzida de EPBR

Fontes: Wikipédia, CI Biogás, Ecycle, Poder 360.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo