Nos planos da Noruega, assim como já foi anunciado pela Administração Costeira do país em 2016, está a execução de uma obra que deve entrar para a história da Engenharia Civil, a construção do primeiro túnel para navios do mundo. Claro que isso deve impactar demais a navegação de embarcações de carga e frota de viagens costeiras pela região. A ideia é que se possa evitar áreas perigosas do Mar de Stad. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
Os desafios do Mar de Stad
O Mar de Star ou Stadhavet é uma região próxima à costa norueguesa notoriamente bastante turbulenta. Suas águas traiçoeiras são bastante conhecidas por sofrer frequentes tempestades e condições imprevisíveis, resultantes de uma combinação de vento, corrente oceânica e ondas. Tudo isso somado se torna bastante perigoso, pondo em risco a segurança das embarcações e de seus marinheiros, bem como as atividades de pesca e aquicultura, essenciais para a economia local.
Agora, com o avanço das tecnologias de engenharia, o plano é ultrapassar esse obstáculo para a Noruega com a criação de uma nova rota, mais segura e previsível para navios de carga, cruzeiros e embarcações de pesca. O objetivo, portanto, é a construção de um túnel para navios que precisam ancorar em terra quando o clima estiver ruim. Esta foi a melhor resposta encontrada pelo governo para uma necessidade já de séculos, desde os tempos vikings.
Veja Também: Métodos Construtivos para Construções de Túneis
O projeto visionário do primeiro túnel para navios
O Túnel Stad será o primeiro túnel para navios do mundo, cuja obra, planejada pelo escritório de arquitetura Snøhetta, deve desafiar as leis da natureza. Ele terá 1,7 km de extensão e 37 metros de altura, permitindo a passagem de navios de até 16.000 toneladas por dentro de uma montanha. Em princípio, deve custar aproximadamente US$ 325 milhões (quase 1,6 bilhões de reais) - um valor será, em princípio, custeado pelo governo norueguês e financiamento adicional de startups.
Veja Também: Túnel submerso Santos-Guarujá: como será construído?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Construção e inauguração
As primeiras ações em canteiro, envolvendo técnicas de engenharia avançadas, já foram realizadas em 2022 e 2023. Atualmente, estima-se que o Túnel Stad seja concluído até 2025, com a inauguração entre 2025 e 2026.
A saber, a escavação da montanha será realizada com explosivos e tuneladoras, utilizando métodos que minimizem o impacto ambiental. O túnel será revestido com concreto e equipado com sistemas de iluminação, ventilação e monitoramento de última geração para garantir a segurança da navegação e a preservação do meio ambiente.
Veja Também: Imagens do maior túnel do Brasil, Queiroz Galvão
O legado do Túnel Stad para a Engenharia
A construção do Túnel Stad é um grande investimento de infraestrutura para a Noruega, com enorme potencial de transformação para a economia, abrindo novas oportunidades de desenvolvimento econômico e turístico para a região.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Dentre os benefícios listados, podemos destacar a maior segurança para os marítimos, redução de custos operacionais e melhorias na competitividade internacional. Além disso, o túnel pode servir como modelo de para outros projetos de engenharia similares em todo o mundo, expandindo ainda mais a indústria naval.
Enfim, esse primeiro túnel de navios é mais do que uma conquista de Engenharia; é um testemunho do poder da inovação humana para superar obstáculos naturais, promovendo segurança e sustentabilidade no cenário marítimo.
A Noruega assume a dianteira, mostrando seu compromisso com o futuro das próximas gerações e deixando sua marca na história da Engenharia Marítima.
Veja Também:
Fontes: Engeduca, Extra - Globo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.