Você já parou para pensar qual é o drone mais rápido do mundo? Agora, imagine que, se ele existe, qual a velocidade que esse dispositivo voador poderia chegar! Será que ele superaria, por exemplo, o desempenho em pista do atual campeão de Fórmula 1, Max Verstappen? E se os dois disputassem uma corrida num circuito tipo Silverstone, em East Midlands, Inglaterra? Pois acredita que a Red Bull fez esse teste? Veja qual o resultado do experimento no texto a seguir, do Engenharia 360!
Veja Também: Motor 2 Tempos: Novo Conceito Eficiente na F1
O desenvolvimento do drone
Em colaboração com a Quadmovr, a empresa Dutch Drone Gods embarcou na jornada técnica desafiadora de desenvolver o drone mais rápido do mundo. Por quê? Bem, essa ideia partiu, na verdade, da Red Bull, que desejava que existisse um modelo de drone capaz de seguir os carros de F1 durante as suas voltas para captar imagens melhores das competições, com perspectivas inéditas e emocionantes, tanto pensando no estudo das equipes quanto no público que assiste as transmissões na TV.
O desafio não era "só" criar um drone rápido, mais ágil o suficiente para enfrentar as curvas, com resistência necessária para conseguir realizar voltas inteiras, sempre registrando imagens dinâmicas e em alta definição. De fato, dependia de um bom projeto de Engenharia! Mas, no fim das contas, deu certo! Assim surgiu o drone FPV, veículo aéreo não tripulado com impressionante manobrabilidade e precisão.
Veja Também:
Como as ferramentas enxutas são aplicadas na Fórmula 1?
O desafio de Max Verstappen
A Red Bull fez um pedido inusitado ao corredor Max Verstappen, uma ajuda para a realização de um teste com o drone da Dutch Drone Gods. Praticamente foi uma competição entre céus e terra! O engraçado é que nem mesmo numa situação dessas o piloto deixou sua determinação de lado. Ele se dedicou ao máximo a testar os limites do seu novo "competidor". Enfim, a batalha aconteceu sob olhares atentos de vários engenheiros.
O drone foi ágil e veloz, como o esperado; ele atingiu 350 km/h, seguindo bem próximo do RB20 de Verstappen. Claro que não foi possível estabelecer um vencedor para essa corrida. A verdadeira vitória foi mesmo a revelação de todo o potencial do drone na Fórmula 1.
Inclusive, o próprio piloto expressou sua empolgação com a perspectiva de revolucionar o esporte, e representantes da Red Bull disseram vislumbrar um futuro emocionante para essa nova forma de visualização, com imagens em Full HD a 50 fps, proporcionando uma imersão sem precedentes na ação das corridas.
O vídeo divulgado pela Red Bull captura o momento em que o drone e o carro de F1 competem lado a lado:
Impacto e futuro na Fórmula 1
Agora é certo, a Red Bull Racing e a Dutch Drone Gods fizeram história com o drone mais rápido do mundo! A tecnologia FPV controlada manualmente deve revolucionar a Fórmula 1. Olhando além, a perspectiva única oferecida pela câmera do drone abre um leque de possibilidades para a filmagem de eventos esportivos, prometendo experiências cada vez mais imersivas para o público.
Infelizmente, enquanto os fãs de F1 sonham com o que o drone mais rápido do mundo pode lhes oferecer de entretenimento, não existem planos concretos para integrar o dispositivo em competições oficiais. Mas as aplicações no horizonte!
Veja Também:
Fontes: Red Bull, Engenharia Hoje, Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.