Pare e pense: se em uma cidade TODOS tivessem carro, como se deslocariam, como seria a mobilidade? Não haveria espaço para locomoção. Engraçado que o que todo mundo quer é se locomover, mas todos pensam no mesmo meio de transporte: o carro. É essa mentalidade que precisa ser mudada no século XXI. Não dá mais para conviver com uma rua intransitável, com tanta fumaça, com tanto barulho da buzina e com altos roncos de motores.
Cada vez mais as pessoas vão se concentrar em cidades e, acompanhando esse fenômeno, vem o aumento de carros nas ruas. No Brasil, a maioria das cidades foi pensada e planejada para os carros, mas agora precisam ser repensadas.
Entre as principais soluções para o problema da mobilidade urbana seria o estímulo aos transportes coletivos públicos, através da melhoria de suas qualidades e eficiências e do desenvolvimento de um trânsito focado na circulação desses veículos.
Veja Também: Engenharia Automotiva - qual o futuro da mobilidade para 2025, 2030 e 2050?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Um problema que tira o sono de vários governantes é a busca constante pela mobilidade urbana. Em uma cidade com mais de 6 milhões de habitantes,- estimativa para a cidade do Rio - esse problema se torna ainda mais complexo. É uma tarefa muitíssimo complicada, porém não é impossível. Os BRTs são um grande exemplo de mobilidade urbana. Conforme os usuários do transporte individual verem que em transporte coletivo a viagem será bem mais rápida, mais usuários de ônibus teremos.
Nos últimos anos, o debate sobre mobilidade urbana tem se acirrado cada vez mais, mas ainda estamos longe do final dessa história. O Brasil corre atrás após anos privilegiando apenas o transporte individual em detrimento do coletivo. A grande jogada agora será aumentar a oferta de transporte público de qualidade de acordo com a demanda. Não só o número de ônibus e vagões de metrô, mas também outras opções: ônibus, metrô, trem, bicicleta…
E você? Como se locomove por aí? Conte-nos na aba de comentários!
Comentários
Luciana Reis
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.