Engenharia 360

Nova York troca orelhões por pontos de wi-fi gratuitos

Engenharia 360
por Redação 360
| 01/03/2016 | Atualizado em 10/05/2022 2 min

Nova York troca orelhões por pontos de wi-fi gratuitos

por Redação 360 | 01/03/2016 | Atualizado em 10/05/2022
Engenharia 360

Smartphone serve para tudo hoje em dia. Desde trocar mensagens, conectar na internet e até fazer ligação – coisa que quase ninguém faz hoje em dia, diga-se de passagem. E é pensando justamente nisso que a cidade de Nova York decidiu eliminar os orelhões das calçadas.
Como forma de otimizar dois serviços, já que os telefones públicos estavam parados e as pessoas precisam ficar sempre conectadas, a prefeitura do local começou a instalar pontos de wi-fi gratuitos no lugar dos tradicionais orelhões, conhecidos como LinkNYC. Os primeiros já estão disponíveis na esquina da Rua 15 com a 3ª Avenida e na Rua 17.

nova-york-wifi-blog-da-engenharia

Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto, é claro, deixou muita gente animada, já que agora é possível usufruir de uma conexão de até 1 Gbps em um raio de 50 metros de distância. Além disso, ainda dá para ligar (vai que precisa, não é?), carregar o celular por entradas USB, usar serviços de bluetooth e até acessar um site por meio da tela de 55 polegadas, que ainda possui espaço para publicidade e anúncios.
O contrato, de 12 anos, prevê uma receita de mais de 500 milhões de dólares, passando facilmente os 50 milhões que rendiam com os telefones públicos. A ideia inicial é instalar mais de 500 totens wi-fi até o meio do ano. Em 2024, são esperados mais de 7000 nos cinco bairros da cidade, com um investimento de 200 milhões em cabos de fibra ótica.

Continue Lendo

pontos-wifi-nova-york-blog-da-engenharia

Divulgação

Diferente dos orelhões tradicionais, o material utilizado é altamente resistente, para não sofrer com sol, chuva, neve e ataques de vandalismo. O design também chama a atenção: não há superfícies planas para que os porcalhões de plantão joguem lixo.
Segundo um executivo da Intersection, empresa responsável pelo projeto, a internet oferecida pelos pontos de wi-fi será mais veloz e eficaz do que a residencial, um prato cheio para os moradores e os turistas que lotam Nova York o ano inteiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo