Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Nova York troca orelhões por pontos de wi-fi gratuitos

Engenharia 360

2 min

POR Eduardo Slabocicor Cavalcanti 01/03/2016

Smartphone serve para tudo hoje em dia. Desde trocar mensagens, conectar na internet e até fazer ligação – coisa que quase ninguém faz hoje em dia, diga-se de passagem. E é pensando justamente nisso que a cidade de Nova York decidiu eliminar os orelhões das calçadas.
Como forma de otimizar dois serviços, já que os telefones públicos estavam parados e as pessoas precisam ficar sempre conectadas, a prefeitura do local começou a instalar pontos de wi-fi gratuitos no lugar dos tradicionais orelhões, conhecidos como LinkNYC. Os primeiros já estão disponíveis na esquina da Rua 15 com a 3ª Avenida e na Rua 17.
 

nova-york-wifi-blog-da-engenharia

Divulgação


O projeto, é claro, deixou muita gente animada, já que agora é possível usufruir de uma conexão de até 1 Gbps em um raio de 50 metros de distância. Além disso, ainda dá para ligar (vai que precisa, não é?), carregar o celular por entradas USB, usar serviços de bluetooth e até acessar um site por meio da tela de 55 polegadas, que ainda possui espaço para publicidade e anúncios.
O contrato, de 12 anos, prevê uma receita de mais de 500 milhões de dólares, passando facilmente os 50 milhões que rendiam com os telefones públicos. A ideia inicial é instalar mais de 500 totens wi-fi até o meio do ano. Em 2024, são esperados mais de 7000 nos cinco bairros da cidade, com um investimento de 200 milhões em cabos de fibra ótica.
pontos-wifi-nova-york-blog-da-engenharia

Divulgação


Diferente dos orelhões tradicionais, o material utilizado é altamente resistente, para não sofrer com sol, chuva, neve e ataques de vandalismo. O design também chama a atenção: não há superfícies planas para que os porcalhões de plantão joguem lixo.
Segundo um executivo da Intersection, empresa responsável pelo projeto, a internet oferecida pelos pontos de wi-fi será mais veloz e eficaz do que a residencial, um prato cheio para os moradores e os turistas que lotam Nova York o ano inteiro.

linknyc
Nova York
pontos de wi-fi
pontos de wi-fi gratuitos
Wi-Fi

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Brasil terá sua maior usina de dessalinização construída no Ceará
20 Peças de Teatro disponíveis no YouTube para assistir na quarentena | Lista 360
Crew Dragon é lançada em primeira missão tripulada da SpaceX
Você sabe o que é saúde 4.0?
ENEL realiza consumo médio de energia durante a pandemia: aprenda a fazer a medição
Saiba como medir a capacidade produtiva
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ