Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Aproveite a estrutura acadêmica

por Thiago Gagliazzo Lacerda | 02/03/2016
Copiado!

Sempre ouvimos dizer que é o aluno quem faz a faculdade, e não o contrário. Esta máxima pode parecer apenas uma frase bonita, que tem um conteúdo mais teórico do que prático.  Porém, é algum tempo depois, quando faltam alguns conhecimentos técnicos no dia a dia profissional, que nos damos conta do que realmente ela quer dizer. Sim, o modelo de ensino brasileiro é ultrapassado e desmotivador, da forma como muitos mitos da administração moderna alegam atualmente. Ainda assim, enquanto o sistema não muda, devemos aproveitar a graduação da melhor forma possível.
O conhecimento está lá, sendo apresentado a você, através de toda uma estrutura física, com professores (nem sempre bons, é verdade), que podem tirar suas dúvidas, e sendo testado através de provas. Isso tudo fará de você um profissional preparado e qualificado para enfrentar o mercado de trabalho com competência? Não, só freqüentar aulas e revisar matérias antes da prova, com certeza não! Mas você pode fazer a diferença por sua conta, aprofundar-se no conhecimento, pesquisar o conteúdo que necessite mais detalhadamente, e usar toda a estrutura disponível a seu favor.
estudos
Aí vem a afirmação: mas se for para estudar por conta própria, não preciso da faculdade. É verdade, porém, na maioria dos casos, você precisa de uma formação para poder desenvolver sua atividade. O exemplo clássico seria o de que ninguém pode exercer a função de médico, ou dentista se não for graduado. Obviamente que com a engenharia não é diferente. Ninguém te dará crédito ou te contratará como engenheiro se não tiver seu diploma pendurado na parede.
Soa-nos um pouco contraditório criticar de forma tão severa a formação acadêmica em geral, mas quando é necessário o serviço de alguém, procurar os que tenham no currículo a graduação explícita. O que queremos dizer é que, sendo este um blog de engenharia, e falando para engenheiros e estudantes de engenharia, você deve SIM se formar, concluir seu curso, tirando o máximo de proveito do conteúdo e estrutura que lhe forem oferecidos. Muitas vezes, apenas formar-se não será o suficiente e você deverá se especializar e obter experiência prática por conta própria. O desafio é buscar a perfeição sempre, procurando ser o melhor profissional possível. E assim obter sucesso profissional e pessoal, através da nossa tão amada engenharia. Avante, estudantes!
falar-de-formatura2

Copiado!

Comentários