Engenharia 360

Microsoft Copilot: a primeira grande mudança no teclado do Windows em 30 anos

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/01/2024 4 min
Imagem reproduzida de TecheNet

Microsoft Copilot: a primeira grande mudança no teclado do Windows em 30 anos

por Redação 360 | 08/01/2024
Imagem reproduzida de TecheNet
Engenharia 360

Responda esta pergunta: quando você tecla num teclado de computador, você olha para os botões? Muita gente consegue escrever no computador sem nem sequer olhar para onde os dedos teclam sobre teclado. Por isso, o teclado do Windows, por exemplo, seguiu o mesmo padrão nas últimas décadas. Mas com o avanço das tecnologias, foi preciso replanejar essa parte do hardware, visando fácil acesso a algumas funcionalidades disponibilizadas pela própria empresa.

Um exemplo é a tecla de atalho do menu 'Iniciar'. E agora a mais recente novidade é a tecla de IA para teclado do Windows. A mesma ficará posicionada à direita da barra de espaço, permitindo acesso rápido à ferramenta de IA generativa Microsoft Copilot. Saiba mais sobre esta grande notícia no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

teclado do Windows
Imagem reproduzida de Tudo Celular

A primeira mudança significativa no teclado do Windows em 30 anos

A Microsoft ficou, portanto, 30 anos sem mudar o seu teclado do Windows. Agora, ela deve oferecer em seus novos produtos a tecla Copilot, capaz de iniciar o Microsoft Copilot, um chatbot lançado no ano de 2023 para ser integrado ao novo Windows 11, além do Bing e do navegador Edge. Esse recurso permite a criação em IA de imagens, modelos de escrita para e-mail, resumos de textos, traduções de textos, e mais.

Como dito anteriormente, sabe-se que a tecla Copilot ficará localizada à direita da barra de espaço, ao lado da tecla ALT - provavelmente assim será em novos laptops e desktops Windows.

teclado do Windows
Imagem reproduzida de Tudo Celular

As principais implicações da tecla Copilot para a computação pessoal

Especialistas em tecnologia garantem que a tecla Copilot pode mudar a forma como usamos o Windows. Sem dúvidas, ela reflete a crescente importância da Inteligência Artificial na computação pessoal, permitindo um aumento de produtividade e criatividade dos usuários. Inclusive, espera-se para o ano de 2024 um maior investimento das empresas na integração da tecnologia em seus produtos e serviços.

Especialmente quando falamos em Microsoft, percebemos um esforço para tornar o Windows mais fácil e intuitivo de usar, incluindo em deixar a IA mais acessível para os usuários. E essas ações devem servir de exemplo para mudanças em teclados de produtos de outras empresas de tecnologia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Tendências da engenharia: ChatGPT, Bard e Copilot apontam para o que vem por aí

Tendências em Engenharia de Computação

Atualmente, a Engenharia de Computação está sendo impulsionada por várias tendências, como a de acréscimo de tecla em teclado do Windows. Isso é consequência de vários fatores, como o crescente poder de processamento dos computadores, o aumento da disponibilidade de dados e o desenvolvimento de algoritmos de IA mais sofisticados.

Inovações como essa da tecla Copilot devem oferecer maior conveniência para os usuários que desejam acessar ferramentas de IA generativa. Com isso, em breve, mais pessoas estarão familiarizadas com a tecnologia, incluindo engenheiros - ou seja, sendo adotada por um público mais amplo e tendo um impacto mais positivo na sociedade, mais eficiente e inclusiva. Em paralelo a isso serão aprimoradas interfaces de usuários e design de hardware para outras aplicações de IA, inclusive em dispositivos móveis e outros dispositivos de computação pessoal.

teclado do Windows
Imagem de Microsoft via The Verge

Desafios e oportunidade do uso de novas tecnologias

Vale destacar que a preocupação de empresas como a Microsoft em tornar a Inteligência Artificial mais fácil de usar é, primeiro, não sacrificar a própria capacidade dos dispositivos. Depois, há também a preocupação em tornar a IA mais acessível mediante ao fato de que a própria tecnologia, quanto mais aprimorada, deve ficar muito difícil de ser entendida por usuários não técnicos. Nesse cenário, deve-se abrir um leque de novas oportunidades para engenheiros de computação, incluindo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Criação e implementação de algoritmos de IA.
  • Desenvolvimento e aplicação de modelos de aprendizado de máquina.
  • Desenvolvimento e aplicação de técnicas de visão computacional.
  • Desenvolvimento e aplicação de técnicas de processamento de linguagem natural.
  • Desenvolvimento de hardware para aplicações de IA.
  • Desenvolvimento de técnicas para proteger sistemas de IA contra ataques.
  • Desenvolvimento de princípios éticos para o desenvolvimento e uso da IA.

Veja Também:


Fontes: TecnoBlog, Olhar Digital, IGN Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo