Em junho de 2023, a notícia de um possível "Apocalipse da Internet" causado por uma tempestade solar viralizou nas redes sociais. A origem dos rumores remonta a um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia em 2021, que discutia a vulnerabilidade dos cabos submarinos de fibra óptica.
Antes de discutir este assunto, nós, do Engenharia 360, lançamos uma pergunta à você: alguma vez já caiu numa Fake News? Aliás, sabe qual a origem dessas notícias falsas? Sim, boatos! Um exemplo são as notícias publicadas na Internet envolvendo a agência espacial norte-americana, NASA, e o tal "Apocalipse da Internet". Os rumores são de que os cientistas teriam emitido alertas sobre um evento futuro que poderia causar interrupções generalizadas na Internet. Mas será mesmo verdade?
NASA está alertando sobre 1 apocalipse iminente da Internet q desativaria a Internet por meses e Elon concordou em dizer que o Starlink poderia atuar como 1 rede de segurança p tais eventos.
Schwab previu um apagão na Internet dp de "prever" uma pandemia. pic.twitter.com/TxmBCy0q7e— Isamara Martins (@Isamara55433815) June 23, 2023
Veja Também: Sonda Orbiter capta ‘serpente de plasma’ atravessando a atmosfera Solar
LEIA MAIS
O que foi publicado que causou tanta polêmica nas redes sociais?
A origem desse boato todo sobre "Apocalipse da Internet" remonta a um estudo conduzido por uma pesquisadora da Universidade da Califórnia em 2021, que discutia a vulnerabilidade dos cabos submarinos.
O estudo mostrou que uma tempestade solar de alta potência poderia causar danos aos cabos submarinos, o que poderia levar a interrupções generalizadas na Internet. No entanto, é importante ressaltar que as chances de isso acontecer são baixas. Então, de onde vieram os rumores?
Bem, tudo começou com uma reportagem do jornal britânico The Mirror, que usou um título sensacionalista para se referir ao estudo desse jeito, "Apocalipse da Internet". E nesse meio tempo, especialistas chegaram a dar declarações de que uma interrupção generalizada devido a uma tempestade solar é uma possibilidade real. Mas não há indicação de que esteja iminente. Então, por que a preocupação?
O que as pesquisas relacionadas ao "Apocalipse da Internet" descobriram?
Aprofundamos nossa explicação destacando a importância de tudo que já foi compartilhado através das pesquisas com a sonda Parker Solar Probe, que têm como objetivo estudar o comportamento do Sol e entender como sua atividade afeta o espaço e a Terra. Contudo, nada disso tem a ver com esse caso, certo?
O estudo conduzido pela Universidade da Califórnia e que viralisou nas redes está relacionado à vulnerabilidade dos cabos submarinos de fibra óptica quando expostos a uma grande ejeção de massa coronal do Sol. Uma supertempestade solar poderia, por exemplo, interromper a conexão de Internet internacional ao afetar os cabos, semelhante a fechar o suprimento de água de uma casa quebrando o encanamento da rua. Fica a dúvida: há chances disso acontecer em breve?
Veja Também: O que é tempestade geomagnética, que interfere em sinal de Internet e celular?
O Ciclo Solar 25
O Ciclo Solar 25, que está em andamento, é um ciclo de atividade solar com maior probabilidade de ocorrer tempestades solares. A saber, durante esse tipo de ciclo, é normal que ocorram erupções solares e ejeções de massa coronal, arrebentações na superfície solar que liberam partículas carregadas e nuvens de plasma magnetizado.
Todos esses fenômenos podem afetar a Terra de várias maneiras, incluindo o desencadeamento de tempestades geomagnéticas na atmosfera. Essas tempestades podem causar interrupções nas comunicações e infraestruturas, como quedas de energia e danos a satélites. No entanto, mesmo que uma tempestade solar de alta potência ocorra, ainda é improvável que cause um "Apocalipse da Internet".
As agências espaciais, como a NASA, monitoram de perto a atividade solar e estão preparadas para tomar medidas preventivas caso uma tempestade solar de alta potência ocorra.
Portanto, as conclusões deste texto do Engenharia 360 indicam que não há motivo para pânico ou preocupação generalizada com um "Apocalipse da Internet" causado por uma tempestade solar.
Veja Também:
Fontes: Tudo Celular, Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.