Inspirado na paisagem acidentada e nas montanhas nevadas de Yabul, na região noroeste da China, o novo Centro de Conferências Yabuli evoca a experiência de acampar no deserto e se mistura perfeitamente à paisagem no entorno.

Projetado pelo escritório de arquitetura MAD, o centro de conferências guarda a reputação de ser o “Davos da China“, em alusão ao renomado fórum econômico em Davos, na Suíça. Em entrevista, os arquitetos explicam que, desde o início, o objetivo do projeto não era de competir com a paisagem, mas sim conviver em harmonia com ela.

Desta maneira, a forma da construção tenta imitar uma tenda escorada entre as montanhas com uma espessa concha externa que parece flutuar acima da fachada inferior de vidro.

No entanto, enquanto o edifício busca fundir-se com a paisagem natural, os principais espaços internos são centralizados. Longas tiras verticais guiam o visitante para a claraboia, enquanto a arquitetura em curvas cria sombras interessantes que mudam ao longo do dia na luz natural.

O edifício é semi-simétrico com ambos os lados convergindo para a claraboia, recurso que permite que a luz natural entre no interior de maneira aconchegante. “Ele atua como uma metáfora simbólica para as ideias brilhantes e discussões brilhantes geradas durante os eventos realizados dentro dela”, descreve um dos responsáveis pelo projeto.

O Centro de Conferências também possui um museu, biblioteca, sala de exibição pública, espaços para conferências, salas de reuniões, vários auditórios e outras áreas de uso flexível destinadas a torná-lo acessível ao público.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fonte: My Modern Met
O que você achou do projeto? Comente!

Redação 360
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.