Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

MUSA: robô auxilia cirurgia de ultra-precisão em pacientes humanos

por Kamila Jessie | 18/02/2020
Copiado!

Um teste de um novo robô cirúrgico de alta precisão, denominado MUSA, usado para operar mulheres com câncer de mama, descobriu que o sistema é seguro.

MUSA: robô que opera em vasos entre 0,3 e 0,8 mm

Atualmente, os avanços da tecnologia fizeram com que a super microcirurgia possa ser realizada em vasos dentro do corpo com diâmetros tão pequenos quanto 0,3 mm. No entanto, o sucesso da cirurgia é limitado pela precisão e estabilidade das mãos do cirurgião.

As super microcirurgias assistidas por robôs têm o potencial de superar esse obstáculo, porque movimentos mais refinados e sutis podem ser realizados. Recentemente, um novo robô, chamado MUSA, foi desenvolvido para atingir esse objetivo e testes pré-clínicos avaliaram a segurança e a viabilidade do uso deste sistema. Basicamente, a atuação de MUSA cancela pequenos tremores nas mãos dos cirurgiões e reduz os movimentos das mãos.

Robô cirúrgico MUSA engenharia 360
Robô cirúrgico MUSA. Imagem: Mulken et al., 2020.

Estudos de robótica em cirurgias realizadas em humanos

O pesquisador Tom van Mulken e colaboradores realizaram um estudo de viabilidade randomizado envolvendo 20 pacientes com uma condição clínica relacionada ao câncer de mama. Esses pacientes foram submetidos a cirurgia manual ou assistida por MUSA.

Os autores do artigo científico divulgado na Nature Communications avaliaram os resultados dos um e três meses após a cirurgia, a duração da cirurgia e a qualidade da conexão estabelecida entre o sistema venoso e linfático durante o procedimento (anastomose linfático-venosa, com o perdão do jargão médico confuso para a gente). O grupo de pesquisa confirmou que é possível concluir a super microcirurgia assistida por robô em pacientes usando o robô MUSA e que isso levou a uma melhoria na qualidade de vida de quem foi submetido ao procedimento.

Procedimento cirírgico utilizando o robô MUSA
Procedimento cirúrgico utilizando o robô MUSA. Imagem: Mulken et al., 2020.

Perspectivas para uso de robôs em cirurgias de ultra-precisão

Serão necessários ensaios multicêntricos maiores com mais pacientes e cirurgiões para confirmar esses resultados. No entanto, os autores concluem que a tecnologia é promissora para o futuro dessas cirurgias reconstrutivas de ultra-precisão. Por mais que a cirurgia robótica não seja novidade, ela não tem se mostrado melhor do que a cirurgia tradicional e é mais cara. A cirurgia de alta precisão é um nicho em que os dispositivos robóticos podem potencialmente provar seu valor, transformando cirurgiões de desempenho regular em excelentes.

Leia mais sobre robótica na medicina: a engenharia de um cateter que navega sozinho dentro do coração.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários