Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Mulheres no setor de manutenção: há espaço?

por Luciana Reis | 07/12/2016
Copiado!

A manutenção industrial visa garantir o bom funcionamento das máquinas e equipamentos, estabelece controles de quebra e reparo, assim como indicadores para que se possa tomar decisões e adotar métodos.
É um dos setores em que se vê, em maioria, a presença da mão de obra masculina. Mas por que não contratam mulheres? Geralmente, um dos motivos é relacionado à força física. Muitas empresas têm a manutenção corretiva como medida de reparo de máquinas, assim, é necessário certo esforço para manusear máquinas e equipamentos.
Mas a corretiva não é o único tipo de manutenção existente. Outros tipos de manutenção consistem em análise, acompanhamento, prazos, estudo e muita atenção. E esses requisitos são atendidos por mulheres também.

Então, por que não contratar? Há espaço para a atuação das mulheres no setor de manutenção? Em que funções? Como se dá a interação entre os gêneros?

Em uma pesquisa, pude perceber que, apesar de o assunto não ser tão questionado, e de a cultura da empresas da região em que vivo não motivar a contratação de mulheres para o setor de manutenção, há sim espaço para as mulheres atuarem nesse setor.

Fonte: Shutterstock

Fonte: Shutterstock


Das empresas questionadas na pesquisa, 20% possui mulheres trabalhando na manutenção. E quando foram levantados questionamentos quanto ao desempenho da mulher no setor de manutenção, foi possível perceber que muitas das características apresentadas por elas contribuem para um trabalho bem executado. Vocês podem conferir o conteúdo da pesquisa aqui.

A manutenção, por mais que pareça algo muito braçal, requer muito planejamento e cuidado também. Muitos procedimentos exigem uma série de conhecimentos, foco, detalhismo e manuseios leves que independem de gênero. Deve-se incluir a vontade e aptidão para realizar uma tarefa, isso também independe de gênero.

Fonte: Shutterstock

Fonte: Shutterstock


E vocês, já pensaram sobre o assunto? Pode-se perceber a atuação da mulher em diversos segmentos, e com a manutenção não é diferente. Além disso, é bom pensar no desenvolvimento dos setores, na aplicação de melhorias e adoção de novas técnicas para execução dos trabalhos de manutenção.

Copiado!

Comentários