Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Hedy Lamarr

por Larissa Fereguetti | 13/03/2019
Copiado!

Hedy Lamarr foi uma atriz que nasceu na Áustria, mas se radicou nos Estados Unidos. Porém, além de ser atriz, ela foi uma grande inventora e provou que não era só mais um rostinho bonito de Hollywood. Este texto faz parte da série mulheres que mudaram a engenharia e a ciência, a qual tem como objetivo divulgar as contribuições científicas de várias mulheres que não são, muitas vezes, reconhecidas pelo seu trabalho.

Hedy Lamarr

Imagem: en.wikipedia.org

+ Quem foi Hedy Lamarr?

Hedwing Eva Maria Kiesler, com nome artístico de Hedy Lamarr, nasceu em 1914 em Viena. Ela estudou balé e piano na infância e atuou em vários filmes alemães. Começou a cursar Engenharia, mas o marido, que tinha relações com os nazistas, a obrigou a largar os estudos.

Hedy Lammar foi para os Estados Unidos em 1937 e naturalizou-se norte-americana em 1953. Ela foi uma estrela em ascensão nesse período e era considerada uma mulher belíssima. Além disso, teve uma grande contribuição para a atual tecnologia de comunicação.

Hedy Lamarr

Imagem: hesylamarr.com

Lamarr casou-se algumas vezes nos Estados Unidos. Em 2000, depois de alguns anos após o fim de sua carreira como atriz, ela faleceu por problemas cardíacos.

+ Como Hedy Lamarr mudou a engenharia e a ciência?

Hedy Lamarr foi uma estrela de Hollywood até a década de 1950. Porém, enquanto estrelava os filmes, ela usou o tempo livre para trabalhar em invenções. Durante a II Guerra Mundial, Lamar e o compositor George Antheil desenvolveram um aparelho que criava interferências para despistar radares nazistas. A ideia foi inicialmente recusada pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos na década de 1940. O aparelho foi usado somente na década de 1960, quando a patente feita por Lamarr e Antheil expirou. O reconhecimento veio na década de 1990.

Hedy Lamarr

Imagem: newyorker.com

O mais interessante é que a ideia desse aparelho é que serviu como base para algumas tecnologias modernas como as conexões Wi-Fi e CDMA (Code-Division Multiple Access, de telefonia celular). Portanto, lembre-se de Lamarr e Antheil toda vez que ficar feliz por usar o Wi-Fi de algum lugar! Dentre suas outras invenções estão um sistema de semáforos melhorados e um refresco em pastilha.

Mesmo não tendo terminado o curso de engenharia, Lamarr tinha uma mente de engenheira que estava sempre em funcionamento. Com uma carreira promissora como atriz, ela não desistiu de suas invenções e, embora tenha acontecido muitos anos depois, ela viveu para ver seu trabalho reconhecido, felizmente.

Referências: Hedy Lammar Website; Interesting Engineering; Forbes.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários