Os conhecimentos adquiridos durante os cursos de graduação e de especialização, na junção do aprendizado teórico e prático, são fundamentais para os profissionais. Mas hoje, com a alta competitividade e com a crise econômica em nosso país, são necessários cada vez mais diferenciais para se destacar.
Entre os conhecimentos fundamentais para os engenheiros de diferentes áreas, destaque para a execução de projetos. Para quem atua com o planejamento, gerência, coordenação e execução de projetos, é necessário ter uma base que permita maior eficiência no desenvolvimento do trabalho.
Pensando nisso, o Engenharia 360 separou dois cursos de softwares que podem te ajudar. Olha só!
MS-Project
Este software de gestão de projetos foi desenvolvido pela Microsoft, criado em 1985, é fundamental para a gestão de projetos. As fases que vão desde o planejamento, passando pelo controle de prazos e de recursos, fazem parte das funções deste programa, que utiliza tabelas como entrada de dados e permite diferentes funcionalidades, como a criação de subprojetos e de relatórios.
Dica de cursos
Para aprender as funcionalidades do software, há cursos específicos, como o curso da Tecnoponta Treinamentos, com sede nas cidades de São Paulo e Santos. Nas aulas são abordadas desde as operações básicas, até o planejamento e execução do projeto, com informações sobre relatórios, impressão e publicação na web. São cursos rápidos e práticos, essenciais para quem está se preparando na faculdade para o mercado de trabalho ou para quem já terminou a graduação e outra especializações na área. Para saber sobre o curso, veja mais informações no site.
Gestão de Projetos
Gerenciar um projeto é desafiador. Para os engenheiros, é fundamental ter uma visão ampla e aprofundada sobre diferentes pontos e etapas da construção de um projeto de engenharia. Por exemplo, a identificação das possíveis dificuldades que vão ser encontradas, da viabilidade técnica e financeira do projeto, a capacitação e controle da equipe, bem como o controle de qualidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quando se fala em ampla visão, há uma relação direta com uma análise sistêmica de gestão de projetos em engenharia, e a sua ligação com diferentes áreas, como o marketing, a área de compras e vendas, de relacionamento, entre outras.
Dica de curso
Também na Tecnoponta Treinamentos é possível conhecer – ou ampliar o aprendizado – em gerenciamento de projetos. O objetivo do curso é mostrar os processos utilizados para planejar, executar e controlar um projeto, sempre pensando na eficiência do mesmo.
O curso é baseado em práticas do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), referencial de gestão de projetos do PMI, que é a sigla em inglês para Instituto de Gerenciamento de Projetos, uma associação que promove programas e certificações nesta área.
O curso é voltado aos gerentes, coordenadores e todos os profissionais que tenham a possibilidade de atuar com projetos. E ainda dá tempo de se inscrever para a próxima turma, que tem início em 18/05 em São Paulo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E então, que tal iniciar um novo curso nesta área?
Veja Também: Quais softwares devemos utilizar na engenharia civil?