Você sabe o que são movimentos de massa? Já ouviu falar em deslizamentos de terra? Acha que ambos possuem o mesmo significado? Tire suas dúvidas a seguir, no Engenharia 360.
Acertou quem disse que ambos são sinônimos. Movimento de massa é o nome técnico ao que é popularmente chamado de deslizamento de terra, cujas massas se deslocam devido à força de coesão ser menor do que a força de gravidade, sendo estas puxadas para baixo. As causas para a ocorrência deste fenômeno são diversas, incluindo fatores naturais e artificiais.
As chuvas fortes e constantes são o principal fator natural para eventos de movimentos de massa nas cidades, enquanto os cortes e aterros inapropriados fazem parte dos fatores artificiais, ou seja, aqueles produzidos pela ação humana.
Inúmeros são os casos de deslizamentos de terra que assolam o Brasil! Um dos fatores é devido ao crescimento de moradias de baixa renda em áreas que possuem taludes – terreno em declive, aumentando as chances de ocorrências nestas áreas. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, as regiões Sudeste e Sul são as que apresentam índices mais altos de movimentações de terra.
Ocorrências no Brasil de movimentos de massa
As chuvas que ocorreram em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 20 de março deste ano, culminaram em 250 deslizamentos de terra em apenas 24 horas em 19 pontos da cidade.
Vale lembrar que, em 2011, fortes chuvas na região Serrana causaram danos materiais e perda de vidas, principalmente em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Outra ocorrência foi o corte de terrenos sem a autorização da Prefeitura, ameaçou desabar duas casas e uma rua, em Ipatinga, Minas Gerais, em janeiro de 2016. A Defesa Civil havia interditado este trecho.
Fatores Condicionantes
Alguns parâmetros podem influenciar a instabilidade de um talude, como a geologia, a morfologia, a água e a vegetação locais. Cabe ao profissional avaliar a área de instabilidade considerando as características do talude e a taxa de precipitação da cidade.
Como prever os deslizamentos de terra
Existem métodos matemáticos computacionais que podem ser calculados por programas específicos de Geotecnia de acordo com as propriedades da encosta, a geometria e os tipos de solo presentes - como o Slope/w, GEO5, Plaxis e SVSlope, por exemplo.
Desta forma, o profissional capacitado pode ir à campo colher amostras de solo, testá-las em laboratório e inserir os dados obtidos no programa escolhido para analisar as condições do talude em estudo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Sinais de Alerta
Os sinais de alerta para estes fenômenos incluem:
- queda de árvores,
- inclinação de postes,
- movimentação de terra
- e rachaduras em muros e paredes.
A população também deve prestar atenção às sirenes da Defesa Civil local, que estão espalhadas pela cidade, principalmente, quando ocorrerem chuvas intensas e volumosas.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe a sua opinião conosco, na aba de comentários!
Veja Também: Deslizamento de terra: 6 técnicas para contenção de áreas de encostas
Fontes: Cemaden, IBGE, Poder360, Prefeitura de Ipatinga.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Esther Sant'Anna
Graduada em Engenharia Civil; pós-graduada em Gestão de Projetos; e estudante de diversos assuntos nas horas vagas.