Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pesquisadores desenvolvem dispositivo para recarregar vários equipamentos via wireless

por Larissa Fereguetti | 28/08/2020
Copiado!

A ideia é ter um dispositivo que funcione em frequências diferentes para recarregar vários eletrônicos.

Um dos grandes problemas dos eletrônicos atuais é que eles descarregam mais rápido do que nós gostaríamos. Isso reflete no fato de que precisamos levar os carregadores para todo lado. Para solucionar esse problema, alguns pesquisadores desenvolveram um tipo de mesa inteligente cuja uma das funções é recarregar vários dispositivos via wireless.

Atualmente, já existe no mercado a opção de carregamento sem fio (ou por indução). O problema é que as empresas usam sistemas de transferência diferentes e em frequências diferentes, de modo que o seu carregador de celular pode não servir para um outro equipamento (como um relógio inteligente) ou para outro smarthphone (da mesma forma que nem sempre há compatibilidade nos carregadores com fio).

iphone sobre mesa
Imagem: Michail Sapiton | Via Unsplash

É nesse ponto que a nova pesquisa é inovadora: o dispositivo desenvolvido permite carregar vários tipos de equipamentos com apenas um carregador. Polina Kapitanova, pesquisadora do Departamento de Física e Engenharia da ITMO University afirmou que:

“O que propomos é uma metassuperfície totalmente nova que pode ser usada como um transmissor no sistema de transferência de energia sem fio que permitiria aos usuários carregar vários dispositivos ao mesmo tempo. Esta superfície pode ser usada em uma frequência ou em várias.”

Polina Kapitanova, pesquisadora do Departamento de Física e Engenharia da ITMO University

Segundo Kapitanova, a Huawei, por exemplo, usa uma frequência de transferência de energia para os celulares e outras para os óculos inteligentes, de modo que você não pode usar o mesmo carregador para os dois equipamentos.

A superfície projetada possui condutores conectados com capacitores que se sintonizam na frequência necessária. Há vários modos (frequências ressonantes) que possuem um campo magnético uniforme. Isso permite transferir energia sem fio.

O sistema pode ser usado em uma área grande, como uma mesa, funcionando como um grande carregador. A ideia do projeto como um todo é ter justamente uma espécie de mesa inteligente e recarregar equipamentos seria uma das funções.

O próximo passo é avaliar o nível do campo magnético para tornar o carregador mais rápido e mais seguro. O artigo científico com a pesquisa foi publicado na revista Applied Physics Letters.

Leia também: A forma como você carrega seu celular pode comprometer a vida útil da bateria

Referências: TechXplore; IMTO University.

Já pensou poder recarregar o celular e todos os seus equipamentos eletrônicos em um tipo de mesa inteligente? Conta para a gente sua opinião!

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários